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Maersk conclui conversão de navio porta-contêineres para motor bicombustível movido a metanol

Além de substituir peças da máquina, a operação de retrofit envolveu a adição de novos tanques de combustível, sala de preparação de combustível e de sistema de abastecimento de combustível.

O porta-contêineres Maersk Halifax foi convertido em um navio bicombustível capaz de operar com metanol. A operação de modernização foi conduzida no Estaleiro Zhoushan Xinya, na China, ao longo de 88 dias, e concluída no final de outubro de 2024.

De acordo com a companhia, a conversão do motor foi feita pela MAN Energy Solutions. Além de substituir peças da máquina e, assim, tornar o motor capaz de funcionar com metanol, a operação de retrofit envolveu a adição de novos tanques de combustível, sala de preparação de combustível e de sistema de abastecimento de combustível.

O casco da embarcação também foi ampliado para acomodar os novos tanques. Com estas alterações, o comprimento do navio foi ampliado em 15m, para 368m, aumentando a capacidade da embarcação, de cerca de 15 mil TEU, para 15,6 mil TEU.

“Desde que estabelecemos a ambiciosa meta climática de sermos net zero até 2040, exploramos o potencial de modernização dos navios existentes com motores bicombustíveis. No próximo ano, teremos ensinamentos a partir desta primeira conversão de uma grande embarcação”, explicou o chefe de Gestão de Frota e Tecnologia da Maersk, Leonardo Sonzio.

O Maersk Halifax, que é um dos 11 navios da classe Hong Kong da Maersk, partiu do ancoradouro no estaleiro em 4 de novembro de 2024.

Fonte: Mundo Logistica

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