Anote

Avança digitalização do comércio com Egito

As tratativas para o uso do despacho aduaneiro digital nas operações de comércio do Brasil com o Egito estão avançando. Após se reunir com o head da Autoridade de Aduanas do Egito, Shahat Gathory, o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Osmar Chohfi, afirmou que os processos técnicos estão solucionados e falta, agora, ajustar detalhes administrativos pelo lado egípcio.

As negociações são pela utilização por parte do Egito do Easy Trade, sistema que integra a Plataforma Ellos, desenvolvida pela Câmara Árabe para tornar digital o processo de exportação aos países árabes. A Jordânia já implantou a novidade. O Easy Trade elimina a necessidade de envio de papel, emite o documento no mesmo dia para envios até 16h e diminui custos.

 Chohfi, Mourad e Gamal estiveram com o chairman da Autoridade da Zona Econômica do Canal de Suez (SCZone), Waleid Gamaleldien, e discutiram a possibilidade de a SCZone ceder uma de suas áreas para a instalação de indústrias brasileiras, que, se o projeto se concretizar, poderão produzir a partir deste local.

De acordo com Mourad, a reunião tratou também da ampliação de comércio e investimentos entre os dois países considerando-se os benefícios proporcionados pelo acordo de livre-comércio entre o Egito e o Mercosul (formado por Bolívia, Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai).

Durante a semana, os executivos da Câmara Árabe estiveram também com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Badr Abdelatty, com o embaixador do Brasil no Cairo, Paulino Franco de Carvalho Neto, e com o secretário-geral assistente e chefe de Relações Econômicas da Liga dos Estados Árabes, Al Ibrahim Al-Malki, entre outros encontros.

Fonte: Agência Anba

Related Articles

Back to top button