Marrocos abre mercado para azeite do Brasil
O Marrocos autorizou o Brasil a exportar azeite de oliva para o seu mercado, de acordo com nota divulgada pelo governo federal. “O governo brasileiro recebeu, com satisfação, o anúncio, pelo governo do Marrocos, da autorização para exportação de azeite de oliva brasileiro ao mercado marroquino”, diz a nota.
A medida foi tomada apesar do Marrocos ser um dos maiores produtores mundiais de azeite. As condições climáticas afetaram a produção de azeitonas e azeites mundo afora nos últimos anos, causando alta de preços e problemas de oferta. O Brasil vem investindo e crescendo na produção de azeite de oliva, mas os volumes produzidos ainda não são capazes de suprir a demanda nacional.
O país árabe vem tomando uma série de medidas em prol da entrada dos produtos brasileiros no seu mercado neste ano. No último mês de setembro, o Marrocos autorizou a exportação brasileira de grãos secos de destilaria (DDG ou DDGS) e em outubro retirou o imposto IVA na importação de até 20 mil toneladas de carne bovina, ovina, caprina e de camelídeo do Brasil.