Home | Anote | Conferência internacional sobre regras de origem promove diálogo entre líderes aduaneiros globais em Santiago, no Chile

Conferência internacional sobre regras de origem promove diálogo entre líderes aduaneiros globais em Santiago, no Chile

O Brasil foi representado no evento pelo Sindasp. O Serviço Nacional de Alfândega do Chile foi palco da Conferência Internacional sobre Regras de Origem, um evento de grande relevância organizado em parceria com a Asapra (Asociación Internacional de Agentes Profesionales de Aduana) e a Oma (Organização Mundial das Aduanas). A conferência reuniu representantes das principais Administrações Aduaneiras de todo o mundo, autoridades de instituições governamentais, especialistas de organizações internacionais e líderes da sociedade civil. O objetivo principal foi estabelecer um diálogo aberto sobre os desafios e benefícios que as regras de origem proporcionam para o desenvolvimento do comércio internacional.

O Brasil foi representado no evento pelo Sindasp (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros), tendo o Vice-Presidente Rogério Grecchi, o Coordenador de Projetos Yuri Ferreira e o Presidente Elson Isayama, que também é o representante da Feaduaneiros – Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros. Além deles, o diretor Marcelo de Castro participou como Diretor no Sindasp e Coordenador de Marketing Institucional da Asapra, acompanhado do Diretor do Sindasp, Antônio Ferreira, que atuou também como Delegado Adjunto da Asapra.

A cerimônia de abertura, realizada nesta quarta-feira (8), contou com a presença de Alejandra Arriaza, Diretora Geral do Serviço Nacional de Aduanas do Chile, Claudia Sanhueza, Subsecretária de Relações Econômicas Internacionais do Chile, e Kunio Mikuriya, Secretário Geral da OMA.

Em Santiago, foi realizado o Congresso Internacional Agentes de Aduana, com o tema “Hacia un comercio global digital y eco amigable” (em português, Em direção a um comércio global digital e ecoamigável). Durante esse evento, os dirigentes do Sindasp contribuíram significativamente, contando com a presença do Presidente da Feaduaneiros, José Carlos Raposo Babosa.

 

 

 

Fonte: Tecnologistica