Anote

Vendas de soja na Argentina disparam após mudança que impulsionou preços

As vendas de soja na Argentina totalizaram quase 1 milhão de toneladas métricas nos últimos sete dias, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BdeC), com os agricultores aproveitando uma iniciativa do governo que impulsionou os preços.

O número está bem acima das quase 240.000 toneladas de soja vendidas na última semana de agosto no país sul-americano, que é um dos maiores exportadores mundiais de óleo e farelo de soja.

O número elevado segue a decisão do governo federal da semana passada de abrir uma brecha em seu controle de capital para permitir que os exportadores de grãos usem livremente um quarto de sua receita em moeda estrangeira para comprar soja.

A medida, que ocorre depois que uma seca histórica reduziu pela metade as colheitas na última temporada, tem como objetivo incentivar mais exportações para trazer os tão necessários dólares para o país sul-americano.

Os preços domésticos da soja aumentaram em mais de 25.000 pesos (71 dólares), chegando a mais de 155.000 pesos (443 dólares) por tonelada desde o lançamento do programa, segundo a bolsa.

A safra de soja 2022/23 da Argentina caiu 53% em relação ao ano anterior, para apenas 20 milhões de toneladas, de acordo com a Bolsa de Cereais de Rosário (BCR), devido aos impactos da seca.

Na semana passada, a BCR estimou que cerca de 7 milhões de toneladas da safra 2022/23 ainda não tinham sido vendidas.

 

 

Fonte: Reuters

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo