RINA e ABB assinam MoU para cooperação em descarbonização
A RINA, a sociedade de classificação, anunciou nesta quarta-feira (15) a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com a ABB. O MoU se concentra em estabelecer um relacionamento colaborativo com o objetivo de desenvolver novos conceitos para reduzir as emissões no transporte marítimo de vários tipos de embarcações.
A colaboração incluirá o desenvolvimento de soluções comercialmente viáveis, incluindo sistemas de células de combustível com captura de carbono, para impulsionar a indústria naval com a descarbonização. O documento se concentra também na promoção do uso de hidrogênio e na introdução de abordagens modernas para a propulsão de navios.
Giosuè Vezzuto, vice-presidente executivo Marítimo da RINA, disse: “Estamos muito satisfeitos com o MoU com a ABB. Demonstra o alto nível de comprometimento entre nossas empresas. Há muitos desafios a serem superados, e a colaboração é crucial se quisermos enfrentá-los com sucesso para proteger o meio ambiente.”
“Estamos felizes em fortalecer nossa colaboração com o RINA para impulsionar a descarbonização no transporte marítimo. A ABB é conhecida por seu compromisso e experiência de longa data no desenvolvimento de tecnologias elétricas, automatizadas e digitais para tornar a indústria marítima mais sustentável.
Trazer soluções novas e comercialmente viáveis para o mercado é um longo processo que requer estreita colaboração entre sociedades de classe e provedores de tecnologia. Estou ansioso para ver os benefícios que essas novas soluções oferecem à indústria e ao meio ambiente”, diz Rune Braastad, gerente de sistemas marítimos da ABB.
Como sociedade classificadora e provedora de certificação terceirizada, o papel do RINA dentro do acordo será trabalhar no fornecimento de aprovação em princípio de conceitos de design que correspondam às tecnologias disponíveis da ABB e às regras e regulamentos aplicáveis, juntamente com aprovações de projeto e tipo. Outras áreas incluem análises de Identificação e Operabilidade de Perigos (HAZID/HAZOP), revisão de estudos de viabilidade, certificação de segurança cibernética e suporte com ERP e soluções digitais.
Como fornecedora de tecnologia, a ABB se concentrará no desenvolvimento de soluções adequadas com base nas tecnologias mais recentes, fornecendo informações sobre possíveis formas de aumentar a eficiência de combustível em sistemas existentes e apresentando e discutindo soluções com proprietários, projetistas e estaleiros.