Brasil será importador líquido de gás na próxima década
O Brasil será importador líquido de gás natural nos próximos dez anos, disse o executivo da Petrobras, Álvaro Tupiassú, durante o 2º Brazil Gas Summit.
A nova lei do gás do Brasil é importante porque estimula um mercado aberto e competitivo, com novos contratos e agentes, disse Tupiassú. A Petrobras ainda está empenhada em estabelecer um ambiente estruturado e competitivo, disse ele, embora a crise internacional do gás apresente alguns desafios para a abertura do mercado.
A Petrobras não é a única fornecedora de gás natural do país e, com a abertura do mercado, a estatal espera um aumento no seu pool de fornecedores. Atualmente, além da Petrobras, existem nove empresas com contratos de fornecimento de gás para distribuidoras e consumidores livres no Brasil.
A demanda brasileira foi em média de 93 milhões de m³/d de janeiro a novembro de 2021, de acordo com os dados mais recentes do ministério de minas e energia. A produção nacional foi de 51 milhões de m³/d durante esse período, e as importações foram de 46 milhões de m³/d da Bolívia e GNL.
Fonte: O Petróleo