Jornal Multimodal

Apex-Brasil inaugura núcleo de capacitação em exportação para empresas de Pernambuco e Alagoas

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançará mais uma importante ferramenta de internacionalização para empresas na região Nordeste no dia 2 de dezembro. Será inaugurado um núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), com atuação conjunta na região leste de Pernambuco e em Alagoas, por meio de uma parceria da ApexBrasil com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Pernambuco (Senac-PE). O evento de lançamento será realizado em Recife, no Auditório José Francisco da Silva.

O núcleo do Peiex terá sede em Recife e em Maceió, com meta de qualificar 175 empresas para exportação. Deste total, a expectativa é qualificar 150 empresas de Pernambuco e 25 empresas de Alagoas, de modo que na sede Recife pelo menos 50 empreendimentos sejam, obrigatoriamente, de serviços, sendo os demais produtores de bens e demais segmentos. Através do programa, Apex-Brasil e Senac-PE darão assistência às empresas de forma segura e planejada, para que comecem a exportar seus produtos e serviços.

Deste modo, a iniciativa tem como principal benefício para a região o fortalecimento de sua economia, como destaca a coordenadora de Qualificação da Apex-Brasil, Rita de Albuquerque. “A preparação para atuar na exportação traz ganho de competitividade no mercado interno e externo. O Peiex proporciona para empresas o aprimoramento da competitividade, com foco em atuação no mercado Internacional. Assim, ele fortalece a economia e contribui, inclusive, para a geração de empregos”, diz.

As últimas edições do programa nos dois estados aconteceram entre 2008 e 2018, em núcleos diferentes, com capacitação de mais de 1200 empresas. Agora, a abertura do núcleo único com atuação conjunta no leste de Pernambuco e em Alagoas é motivada pelo direcionamento estratégico da Apex-Brasil de instalar o programa em todos os estados brasileiros.

Está será a primeira vez que um convênio do Peiex é executado pelo Senac, instituição vencedora do chamamento público para o núcleo em 2020. A parceria é prevista até 2023 e é vista de forma positiva por ambas as instituições, uma vez que o Senac-PE consolida-se como instituição de caráter educacional presente em várias áreas e em todos os níveis de educação profissional. O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, destaca a importância da exportação para o desenvolvimento da atividade comercial.

“Promover o desenvolvimento e o fortalecimento do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco é nossa razão de existir, é a nossa missão do Sistema. Nesse sentido, a exportação é um importante e grande passo para qualquer empresa. Significa não só ampliar mercados, mas consolidar um trabalho de sucesso. Seremos os parceiros que estas empresas precisam para ganhar o mundo”, reforça Peixoto.

Fonte: Apex-Brasil

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo