Ajuda do BNDES às aéreas pode ficar para setembro
As negociações com Gol e Azul estão em andamento, disseram fontes, que pediram para não ser identificadas pois a negociação não é pública.
A ajuda financeira prometida pelo governo para as companhias aéreas pode chegar apenas em setembro, disseram duas pessoas com conhecimento sobre o assunto.
As negociações com Gol e Azul estão em andamento, disseram as pessoas, que pediram para não ser identificadas pois a negociação não é pública. Uma delas afirmou que a maior probabilidade é que a operação saia só depois da segunda metade de agosto, quando as empresas tiverem divulgado seus balanços do segundo trimestre. A Azul divulga resultados em 13 de agosto e a Gol, 31 de julho.
As duas empresas têm dinheiro suficiente para esperar até que os acordos sejam concluídos, disseram as pessoas. Enquanto o BNDES tem pedido mais garantias nas negociações, as empresas têm pedido taxas menores, o que tem atrasado as negociações.
Ao contrário das empresas americanas e europeias, que foram resgatadas logo que a pandemia do novo coronavírus atingiu o setor desde o fim de fevereiro, as brasileiras ainda estão em conversas com o BNDES e outros bancos comerciais para obter auxílio. A equipe econômica já acredita que a pior parte da crise acabou e que há mais apetite de mercado pelas companhias aéreas, disse uma das pessoas.