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Suzano lança estratégia de logística inédita com hexatrem

A estratégia de logística consiste-se na composição com seis semirreboques, que trafega dentro das fazendas da empresa

Apostar em um “supercomboio” é estratégia de logística da Suzano para otimizar o trânsito nas principais rodovias do Mato Grosso do Sul, além de trazer ganhos ambientais e operacionais.

A empresa lançou em sua operação florestal em Três Lagoas (MS) a estratégia, até então inédita no mundo. Chamado de hexatrem, o veículo tem extensão de 52 metros, possibilita o ganho no volume de madeira transportada e redução no consumo de combustível nas operações florestais.
Ao todo são seis semirreboques engatados, com capacidade para transportar até 200 toneladas de toras de eucalipto de uma só vez, garantindo 127% de ganho na produtividade em relação aos tritrens e de 27% em relação aos pentatrens que a empresa utiliza em suas operações.

Menos CO2 no ambiente

Até o momento 12 conjuntos de hexatrens, do total de 19, já estão em operação. Além das vantagens operacionais, os hexatrens trazem grande benefício em termos de eficiência energética e, consequentemente, ambiental. Seu consumo em litros de diesel por m³ transportado é 21,5% menor que o caminhão tritrem. Isso significa que, para cada 1 milhão de m³ transportados, há uma redução de emissão de aproximadamente 600 toneladas de CO2 equivalente (padrão de medição de gases de efeito estufa).

Menos caminhões nas rodovias

Outro grande diferencial do hexatrem é a redução da quantidade de caminhões que trafegam nas rodovias estaduais e nas estradas da comunidade no entorno da operação da empresa.

“Esse veículo não pode transitar em rodovias, mas circula nas áreas florestais ligadas à fábrica”. Mário Grassi, gerente executivo florestal da Suzano.

Ainda segundo o gerente executivo, com os hexatrens, cerca de 35 caminhões tritrens deixam de circular diariamente nas rodovias do Mato Grosso do Sul.

Estratégia de logística inovadora

Os hexatrens são mais uma inovação da Suzano em seu plano estratégico de busca por soluções tecnológicas e sustentáveis diferenciadas para o transporte de madeira até suas fábricas. Em 2017, a ideia tomou forma com a inauguração do túnel off-road, estrutura construída pela Suzano sob a rodovia BR 158 para dar suporte aos supercomboios.
O túnel tem quatro metros de largura, seis de profundidade, 22 metros de extensão e possibilita a interligação das áreas internas de plantio de eucalipto da empresa, reduzindo em mais de 30% o tráfego de carretas nas rodovias federais da região.

Inicialmente, a Suzano utilizou os pentatrens, composições com cinco carretas interligadas. Como as bases de curvatura do hexatrem seguem os padrões dos pentatrens, não foram necessárias adaptações nas estradas para os novos equipamentos.  Rodando apenas nas estradas particulares da Suzano, será possível explorar a capacidade máxima dos hexatrens.

 

Fonte: Mundo Logistica

 

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