Jornal Multimodal

Tokarski participa de viagem técnica pela Ferrovia Carajás/Norte-Sul

No último dia 3, o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, Adalberto Tokarski, participou da viagem de trem de passageiros da Ferrovia Vale S/A, coordenada pela Agência de Desenvolvimento Sustentável dos Corredores Logísticos – Adecom. A viagem de Açailândia a São Luís integrou a Programação do XXXII Encontro sobre o Corredor Norte Logística Integrada para o Desenvolvimento, que aconteceu no dia seguinte (4), na sede do Sebrae, em São Luis, no Estado do Maranhão.

A viagem foi realizada em vagão exclusivo de trem de passageiros da Vale S/A e reuniu também representantes dos governos federal e dos estados do Tocantins, Pará e Mato Grosso, de entidades privadas, entre os quais do presidente do Sebrae do Maranhão, Raimundo Coelho de Sousa.

Entre as autoridades presentes na Comitiva, estavam o secretário de Estado do Tocantins, César Hanna Halum; o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína, Ângelo Marzola Junior; o presidente do Conapra (Praticagem), Gustavo Henrique Alves Martins; o diretor-presidente da empresa Companhia Operadora Portuária do Itaqui, Carlos Roberto Fizoli; Antônio Carlos Silva Ferreira, da APEX Brasil; Carlos de Almeida Queiroz, da BR-Distribuidora: Marcos Gonçalves, da Interoceânica; o gerente-geral de Fomento da VLI, Eduardo Calleia Junger; a assessora da Diretoria da ANTAQ, Auxiliadora do Rego Borges; Francisco Olavo Batista de Souza, da CONAB; o diretor de Planejamento da Sudeco, Joao Balestra do Carmo Filho; a subprocuradora da Assembleia Legislativa do Maranhão, Najla Maluf; e Roberto Oliveira Pinto; da Vale S/A,

O objetivo foi conhecer de perto parte da infraestrutura do Corredor de Exportação da região. Durante o percurso, foram feitas duas palestras com o foco na discussão sobre o avanço do desenvolvimento deste importante corredor. Na oportunidade, o diretor da ANTAQ enalteceu a iniciativa da Adecon e a VALE, que disponibilizou dois vagões para a comitiva. Tokarski também ressaltou o grande potencial do corredor Centro-Norte. Para o diretor da ANTAQ, essas visitas técnicas têm o poder de disseminar conhecimento e fomentar ações junto aos diversos players envolvidos.

Tokarski enfatizou ainda que missões dessa natureza deveriam ser mais frequentes, oportunizando o conhecimento sobre esses corredores. “O Corredor Centro-Norte tem uma infraestrutura de transporte (ferrovias Norte Sul e Carajás) invejável, mas precisa ser melhor utilizada no transporte de produtos de maior valor agregado”, observou, acrescentando que a exportação pelo corredor tem muito potencial para crescer e contribuir para o desenvolvimento de toda região.

O secretário de estado do Tocantins, Cesar Halum, por sua vez, fez um apanhado dos desafios do seu Estado e de suas demandas logísticas.

Fonte: ANTAQ

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo