Vagões descarrilam, derrubam mais de mil toneladas de soja e bloqueiam ferrovia em SP
Pelo menos 14 vagões carregados com mais de mil toneladas de soja tombaram em São Vicente, no litoral de São Paulo. O acidente bloqueou a ferrovia, que é um dos principais acessos ao Porto de Santos. Segundo informações oficiais, não há vítimas e o produto transportado ficou espalhado em região de mata.
O tombamento dos vagões ocorreu durante intensa chuva que atinge a região da Baixada Santista, nas proximidades do Km 111 da ferrovia, que interliga o planalto ao litoral do estado. Todos os veículos integravam uma composição da empresa Rumo que saiu de Rondonópolis (MT) e tinha como destino terminais do cais santista.
Conforme apurado pelo G1, houve o descarrilamento de quatro vagões, seguidos do tombamento de outros 10. As locomotivas não saíram dos trilhos e os condutores não se feriram. Todos transportavam grãos, que caíram no entorno da ferrovia na região de mata da Serra do Mar, e parte do produto chegou aos dutos da rede pluvial.
A Prefeitura de São Vicente informou que o acidente ocorreu em área federal, fora da responsabilidade do município, e que monitora o ocorrido a partir das ações das equipes da empresa responsável e das autoridades ambientais. A municipalidade declarou, também, que não há registro de vítimas.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi acionado e apura as circunstâncias do ocorrido e danos ao ambiente. A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) não informou eventuais impactos com o bloqueio da ferrovia para o recebimento de outras cargas ao complexo portuário.
A Rumo confirmou o acidente, ocorrido entre os pátios ferroviários de Paratinga e Perequê. “Ninguém ficou ferido. Equipes da concessionária trabalham no local para retirada do material e limpeza da área. A previsão é que a circulação seja restabelecida até o fim desta noite. A empresa está apurando as causas do descarrilamento”, declarou.
Fonte: G1