Home | Oil & Gas | 5 países produtores de petróleo pedem para se juntar ao BRICS

5 países produtores de petróleo pedem para se juntar ao BRICS

Cinco nações produtoras de petróleo formalmente pediram para se juntar ao BRICS, além de outras 13 nações que também solicitaram a inclusão no grupo de mercados emergentes.

A Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Argélia, Egito, Bahrein e Irã formalmente solicitaram se juntar ao grupo de nações BRICS enquanto se prepara para realizar sua cúpula anual na África do Sul. Além disso, outras 13 nações pediram formalmente para ingressar no bloco, e outros seis pediram informalmente, de acordo com Anil Sooklal, embaixador da África do Sul no grupo.

O BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) representa atualmente mais de 40% da população global e cerca de um quarto do PIB global. Com a possível inclusão dessas novas nações, o bloco deve se tornar ainda mais influente no cenário mundial.

Os ministros das Relações Exteriores dos cinco Estados membros confirmaram sua presença na cúpula anual do BRICS, que ocorrerá na Cidade do Cabo durante a primeira semana de junho. Durante a reunião, as nações discutirão a expansão do BRICS e as modalidades de como isso vai acontecer.

A Bloomberg recentemente revelou que o BRICS deve superar em breve os estados do G7 liderados pelos EUA em expectativas de crescimento econômico.

De acordo com a análise da Bloomberg, até 2028, espera-se que o G7 represente apenas 27,8% da economia global, enquanto o BRICS representará 35%.

A possível inclusão de novas nações no BRICS ocorre em um momento em que cada vez mais governos se afastam do dólar americano, que se tornou menos confiável para as economias dolarizadas devido ao aumento das taxas de juros reguladas pelo Federal Reserve (FED) dos EUA e ao armamento do dólar pelo banco por meio de sanções financeiras.

Recentemente, o vice-presidente da Duma russa, Alexander Babakov, revelou que o BRICS está trabalhando no desenvolvimento de uma “nova moeda” que será apresentada na próxima cúpula da organização.

Com a expansão do BRICS, o bloco pode se tornar ainda mais relevante no cenário global, especialmente em questões econômicas e financeiras.

Cinco nações produtoras de petróleo formalmente pediram para se juntar ao BRICS, além de outras 13 nações que também solicitaram a inclusão no grupo de mercados emergentes. A possível expansão do BRICS pode tornar o bloco ainda mais influente no cenário mundial. Leia também os 10 principais países com as maiores reservas de petróleo

 

 

Fonte: O Petróleo