Estudo da ApexBrasil identifica mais de 1.700 oportunidades comerciais para empresas brasileiras no Chile
Depois dos estudos com foco na Argentina e na Colômbia, a Inteligência da ApexBrasil lança mais uma edição do Perfil de Comércio e Investimentos, desta vez com foco no Chile. O país vizinho é a 4ª economia da América do Sul e um importante parceiro comercial do Brasil, que é hoje o 3º maior fornecedor do Chile.
Em 2023, as exportações brasileiras para o país alcançaram US$ 7,9 bilhões. Os principais produtos exportados foram óleos brutos de petróleo, com quase 40% de participação no mercado chileno; carne bovina; veículos automóveis; e derivados de soja.
Buscando fortalecer e diversificar a pauta exportadora do Brasil, o estudo cita também o Mapa de Oportunidades da ApexBrasil, que identifica mais de 1.700 oportunidades no Chile para produtos como máquinas e equipamentos de transporte (automóveis de passageiros, autopeças), combustíveis minerais (óleos de petróleo, parafina) e alimentos (carne bovina, milho, soja, trigo, frango).
Artigos manufaturados (pneus, chapas de ferro ou aço, revestimentos cerâmicos), além de medicamentos, cosméticos, plásticos, calçados, móveis e cervejas, também são mencionados no estudo como oportunidades promissoras de negócios com o mercado chileno.
Em 2022, entrou em vigor o Acordo de Livre Comércio entre Brasil e Chile, que permitiu aprofundar a relação dos dois países em temas como compras governamentais, serviços, temas sanitários e fitossanitários. Além desse acordo, o Brasil já se beneficia com tarifas zeradas para todos os produtos, em decorrência do acordo do Chile com o Mercosul (ACE 35).
Investimentos
O estudo aponta também que o Chile é o 2º maior investidor da América do Sul no Brasil, atrás apenas do Uruguai. O estoque de investimentos estrangeiros diretos (IED) do país no Brasil chegou a um recorde histórico de US$ 9,7 bilhões em 2022, um crescimento de 16,3% em relação a 2021.