-->
Home | Oil & Gas | Tecnologia para produção de aço à base de hidrogênio ganha impulso
Postado em 13 de fevereiro de 2023 | 18:22

Tecnologia para produção de aço à base de hidrogênio ganha impulso

O projeto Hybrit (Hydrogen Breakthrough Ironmaking Technology), iniciado para desenvolver produção de ferro e aço à base de hidrogênio, avança como novos resultados. A iniciativa tem o objetivo de estabelecer uma cadeia de valor livre de fósseis desde a mina até o produto de aço acabado.

Testes recentes da planta e do laboratório de P&D revelam que o ferro reduzido direto (DRI) com hidrogênio cria um produto com propriedades e qualidade significativamente melhoradas.

O DRI livre de carbono com redução de hidrogênio produzido com a tecnologia Hybrit na planta piloto é altamente metalizado e possui propriedades mecânicas e de envelhecimento superiores em comparação com o ferro reduzido direto usando gás redutor de base fóssil, como o gás natural.

“Estamos muito satisfeitos e orgulhosos pela consistência nos bons resultados e entusiasmados com as oportunidades que isso pode oferecer para a transição verde da siderurgia. Graças a anos de trabalho dedicado da equipe de pesquisa, tornamos o caminho baseado em hidrogênio para descarbonizar a siderurgia mais acessível e eficiente. Pode ajudar a mitigar as mudanças climáticas”, diz Martin Pei, CTO da SSAB e membro do conselho da Hybrit.

Em junho de 2021, a iniciativa Hybrit conseguiu produzir o primeiro ferro esponjoso reduzido diretamente com hidrogênio do mundo na planta piloto construída com o apoio da Agência Sueca de Energia. Em agosto do mesmo ano, a SSAB mostrou a primeira chapa de aço livre de combustíveis fósseis feita a partir de ferro esponjoso com redução de hidrogênio, também produzida na fábrica piloto da Hybrit em Lulea, Suécia.

O método se revelou eficiente para descarbonizar a extração de ferro do minério na produção de aço e reverter as taxas atuais da crise climática, responsável por cerca de 7,2% das emissões mundiais de gases de efeito estufa.

 

 

 

Fonte: Portos e Navios


100 queries in 5,062 seconds