-->
Home | Jornal Multimodal | Brasil vai discutir inserção internacional do setor de serviços em Fórum da OMC
Postado em 16 de setembro de 2019 | 17:58

Brasil vai discutir inserção internacional do setor de serviços em Fórum da OMC

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia (Secex/ME) está finalizando os preparativos para a realização de um painel no Public Forum 2019 da Organização Mundial do Comércio (OMC), no mês de outubro, em Genebra, na Suíça. O painel “Vencendo no mundo digital: como as startups estão mudando o cenário dos serviços na América Latina” vai apresentar e discutir as soluções inovadoras que essas empresas estão criando, no setor de serviços, para resolver os principais problemas de desenvolvimento enfrentados por suas economias domésticas.

“Nossa proposta é discutir a relevância do setor de serviços para as economias latino-americanas, os desafios enfrentados pelas empresas do setor para alcançarem o mercado externo e como a política comercial pode ajudar empresas a colher os benefícios da integração de mercado”, explica o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz, que será moderador do painel de especialistas promovido pela Secex.

Ele cita, como exemplo, a atividade das fintechs, que estão fornecendo serviços novos e tradicionais para grupos que antes tinham pouco acesso a serviços financeiros, e das agritechs, que oferecem alternativas aos métodos tradicionais de cultivo, aumentando a produtividade e a lucratividade nas indústrias agrícolas.

No entanto, apesar de reconhecidas como histórias de sucesso nacional, há um desafio real para que essas empresas atinjam o mercado externo e aumentem de escala. Diante disso, a Secex vai discutir na OMC o crescimento das startups em países da América Latina e o papel do comércio internacional, das políticas domésticas e comerciais, para garantir que elas atinjam escala regional ou global.

Painelistas
O painel da Secex está previsto para o próximo dia 9 de outubro, às 14h45 (horário local). Já confirmaram participação a diretora-gerente da Endeavor Brasil, Camilla Junqueira, reconhecida pela Forbes como uma das mulheres mais poderosas do Brasil; o chefe de Políticas Públicas no Nubank, Bruno Magrani, que passou pelo Facebook Brasil e atuou como consultor da Mozilla Corp. na América Latina; e o diretor-executivo da Associação Latino-Americana da Internet (Alai), Gonzalo Navarro, ex-chefe de gabinete do Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Chile.

Além dos representantes dos setores privados nacional e latino-americano, o painel da Secex contará com a presença do analista de política comercial da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Janos Ferencz, responsável pelo Índice de Restrição ao Comércio de Serviços Digitais e autor de vários trabalhos na área de economia digital.

Mundo em evolução
O Public Forum 2019 é o maior evento anual organizado pela OMC, atraindo em torno de 1,5 mil representantes da sociedade civil, da academia, empresas, mídia, governos, parlamentares e organizações intergovernamentais. O tema deste ano é “Fazer o comércio avançar: adaptar-se a um mundo em evolução”.

Serão 137 sessões, entre 8 e 11 de outubro, com discussões sobre o crescente papel dos serviços no comércio, as aspirações dos jovens para o sistema de comércio do futuro e as mudanças necessárias para que a OMC possa enfrentar os desafios do futuro.

“O fórum é uma oportunidade para que os participantes discutam temas relacionados ao comércio internacional e formas de melhorar o sistema multilateral de comércio”, comenta o secretário Lucas Ferraz. Ele também participará, como palestrante, de um painel organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no dia 10 de outubro, às 10h15.

Fonte: Ministério da Economia


99 queries in 4,043 seconds