Ao longo do mês de novembro, nove empresas brasileiras do setor de autopeças participam de uma intensa agenda de reuniões de negócio com distribuidores que atuam na Rússia e em outros mercados da região, como Belarus e Cazaquistão. A ação está sendo organizada pelo escritório da Apex-Brasil em Moscou, em parceria com o Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), e acontece totalmente online.
Encontrar importadores e negociar a venda de autopeças não é uma tarefa simples, já que é um setor extremamente técnico, com distribuidores especializados e a necessidade de atenção a regras e certificações. A pandemia trouxe dificuldades adicionais, com o impedimento de encontros presenciais. Mas a equipe do escritório da Apex-Brasil em Moscou encarou o desafio: “O mercado de componentes na Rússia é superior a US$ 20 bilhões e, portanto, há um grande potencial para as empresas brasileiras. Para que esta ação pudesse ser bem sucedida, de forma totalmente online, dedicamos extrema atenção à seleção dos participantes, para que os produtos ofertados atendessem à demanda e fossem compatíveis com a frota de automóveis da Eurásia”, explica Almir Américo, CEO do escritório da Apex-Brasil em Moscou.
A prospecção do mercado da Rússia para o setor de autopeças começou com a realização de um estudo em 2012, a partir da parceria entre Apex-Brasil e Sindipeças. A partir do estudo, compradores da Rússia passaram a ser convidados para missões compradoras realizadas no Brasil no âmbito do projeto Brasil Autoparts. Em 2019, as duas instituições organizaram uma missão de 14 empresas brasileiras do setor a Moscou. Na ocasião, os empresários participaram de agendas de negócios com distribuidores locais, de seminários com especialistas do mercado e de visitas técnicas a duas montadoras automobilísticas da região de Moscou. O resultado foi uma expectativa de negócios, à época, de US$ 4 milhões.
Fonte: Apex-Brasil.