Jornal Multimodal

VLI promove redução no consumo de combustível e na emissão de gases em operações ferroviárias

Ferramenta chamada Fuelytics otimiza a eficiência energética das operações. A VLI desenvolveu uma ferramenta denominada Fuelytics, que proporciona redução no consumo de combustível e na emissão de gases nas operações ferroviárias da companhia. Com a utilização da solução, apenas em 2020 a VLI foi capaz de reduzir o consumo de diesel em 940 mil litros e a emissão de gases na atmosfera em 2,8 mil toneladas de CO2.

Nascido com o escopo de melhorar a gestão da eficiência energética, por intermédio de uma análise capaz de fornecer respostas mais rápidas e assertivas sobre indicadores de consumo, o Fuelytics deu os primeiros passos em 2019, quando foi submetido ao principal programa de inovação da empresa, o Inova VLI. Em 2020, o projeto já amadurecido foi qualificado por testes de viabilidade e, uma vez aprovado, passou a ser implementado gradualmente em todos os corredores ferroviários nos quais a empresa atua.

Na prática, utilizando informações operacionais como as oriundas dos computadores de bordo das locomotivas, por meio de modelagem matemática é possível obter correlações estatísticas e identificar variáveis com potencial ganho de eficiência, priorizar as ações que viabilizam o ganho e mensurá-lo. Com essa mensuração das variáveis impactantes também é possível direcionar investimentos em via permanente que possibilitem a obtenção de ganho em eficiência e consequente redução no consumo de combustível e na emissão de CO2.

“A VLI está firmemente empenhada em contribuir para uma profunda evolução da logística e concentra seus esforços em desenvolver ferramentas e soluções sustentáveis que beneficiem a operação, o meio ambiente e a sociedade. Nesse contexto, temos muito orgulho de ter contribuído para o surgimento de um projeto como o Fuelytics, que foi estimulado e incubado através do programa de intraempreendedorismo do Inova VLI ”, afirma Alexandre Gallotti, gerente de Inovação da companhia.

Outras variáveis consideradas na equação são a forma de condução do trem, o perfil do trecho percorrido e a eventual necessidade de manutenção da locomotiva, entre outros componentes que, direta ou indiretamente, implicam na relação entre consumo e performance. “O Fuelytics não é uma tecnologia embarcada e sim uma ferramenta de gestão, uma solução para otimização da eficiência energética”, reforça Larissa Camargo, analista de Processos de Engenharia e uma das responsáveis pela concepção da ferramenta, criada em parceria com um time multidisciplinar de profissionais da companhia.

Entre janeiro e agosto de 2021, o Fuelytics foi capaz de proporcionar a economia de mais de 850 mil litros de diesel. “A solução segue em constante aprimoramento. Novas revisões de metodologia nos proporcionam identificar outras oportunidades de melhoria, muitas vezes com direcionamentos específicos para atender às particularidades de cada corredor logístico”, completa Gabriela Brandão, também integrante do time. A VLI já deu entrada no depósito da patente da ferramenta, que foi aprovado em exame formal pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Fonte: Tecnologistica

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