Highlights

VLI amplia calado do Tiplam com potencial de reduzir em até 60% tempo de espera de navios

Mudança permite o uso de navios com maior capacidade de carga, com estimativa de aumento de cerca de 10% no volume transportado por embarcação.

A VLI aumentou o calado dos berços 2, 3 e 4 do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), localizado na Baixada Santista. A dragagem foi realizada também no canal de Piaçaguera e elevou o calado máximo operacional do terminal de 13,35 metros para 14,10 metros.

A mudança permite o uso de navios com maior capacidade de carga, com estimativa de aumento de cerca de 10% no volume transportado por embarcação. A obra também tem potencial de redução em até 60% o tempo de espera para saída dos navios, devido à menor dependência da variação das marés, o que contribui para ampliar a disponibilidade dos berços.

Com a nova infraestrutura, o Tiplam registrou operações com os maiores navios da história: 74 mil toneladas de açúcar exportadas e 72,6 mil toneladas de insumos para fertilizantes importados.

Segundo o diretor de operações do Corredor Sudeste da VLI, Marcelo Cardosoa ampliação busca atrair navios de maior porte e distribuir os fluxos de cargas no Complexo Portuário de Santos.

“Com esta modernização, atrairemos para o ativo embarcações de maior porte, oferecendo uma alternativa altamente interessante para uma melhor distribuição dos fluxos de cargas ao longo do Complexo Portuário de Santos, resultando em ganhos de negócios significativos para seus produtores e para a VLI”, afirmou.

A VLI responde por mais de 90% da importação nacional de matérias-primas como enxofre, rocha fosfática e amônia via Tiplam. Parte desses insumos segue por ferrovia para indústrias no Triângulo Mineiro. Tiplam também tem importância estratégica no mercado de açúcar, sendo responsável por 25% do volume da commodity exportado em Santos.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo