Jornal Multimodal

Valec lança plano de compensação ambiental para recuperação do Cerrado

A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, vinculada ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, lança, na próxima quarta-feira (28), em Anápolis (GO), o Plantio Compensatório Ferrovia Norte-Sul. O projeto prevê o plantio de mais de 4 milhões de mudas para recuperação do Cerrado. Em cerimônia simbólica, também serão entregues 600 mudas da espécie Chichá para arborização urbana do município.

O objetivo da iniciativa é reflorestar 1.467 hectares em toda a extensão da Ferrovia, do Tramo Central e da Extensão Sul (de Palmas-TO a Estrela D´Oeste-SP), com a construção de cinco grandes viveiros para plantio e replantio adequado das mudas nos municípios de Goiânia (GO), Gurupi (TO), Porangatu (GO), Rio Verde (GO) e Fernandópolis (SP).

O projeto integra ações do Plano Básico Ambiental (PBA), pactuado com o Ibama, para compensação dos impactos ambientais das obras da FNS e contempla o plantio de mudas em áreas de preservação permanente.

PARQUE AMBIENTAL – Ainda em 2018, será realizado o plantio de 87.500 mudas em 35 hectares do Parque Ambiental da Cidade de Anápolis, em Goiás, que será renomeado Memorial Vivo do Cerrado. O local também receberá, a partir do próximo ano, um projeto paisagístico, com árvores frutíferas e trilhas nas áreas reflorestadas.

FNS – A estrada de ferro foi projetada para se tornar a espinha dorsal do transporte ferroviário do Brasil, integrando de maneira estratégica o território nacional e contribuindo para a redução do custo logístico do transporte de carga no país. Atualmente, o Tramo Central da FNS está sendo concluído pela Valec. Até o fim deste mês o governo federal irá publicar o edital de concessão do trecho. De acordo com o edital, serão concedidos ao setor privado 1.537 quilômetros, no prazo de 30 anos.

Serviço:

Lançamento do projeto Plantio Compensatório da FNS
Data: 28 de novembro de 2018
Horário: 10h30
Local: Parque Ambiental da Cidade, Anápolis (GO)

Fonte: Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo