Unidade 1 da primeira da Usina Nuclear dos Emirados Árabes Unidos já está gerando eletricidade
A unidade 1 da usina nuclear Barakah, a primeira dos Emirados Árabes Unidos, atingiu 100% da potência e agora está gerando 1400 MW de eletricidade. O anuncio foi feito hoje (8) pela Emirates Nuclear Energy Corporation (ENEC). A unidade, que é operada pela Nawah Energy Company (Nawah), é agora a maior geradora de energia dos Emirados Árabes Unidos e deve entrar em operação comercial no início do próximo ano.
O CEO da ENEC, Mohamed Al Hammadi(foto a direita), disse que “A Unidade 1 marca uma nova era para o setor de energia e o futuro da economia de carbono limpo da nação, com a maior fonte de eletricidade sendo gerada sem quaisquer emissões.”
O reator APR1400, de design coreano, é um dos quatro que estão sendo construídos em Barakah, na região de Al Dhafra, em Abu Dhabi. A construção da unidade 1 teve início em 2012 e foi concluída em 2018. O reator foi iniciado em julho deste ano e foi conectado à rede em agosto. A unidade está passando por testes de ascensão de energia, sob a supervisão do regulador nuclear nacional dos Emirados Árabes Unidos, a Autoridade Federal de Regulamentação Nuclear.
A Nawah fará agora uma série de testes antes do desligamento do reator em preparação para a chamada check out, quando os sistemas da unidade serão examinados e as manutenções planejadas ou corretivas realizadas, antes do início das operações comerciais. “Esta é uma conquista fundamental para os Emirados Árabes Unidos, pois trabalhamos com segurança no processo de inicialização da unidade 1 da planta de Barakah“, disse o CEO da Nawah, Ali Al Hammadi(foto a esquerda). “Alcançar com sucesso 100% da capacidade de energia nominal de maneira segura e controlada, realizada por nossos operadores nucleares altamente treinados e certificados, demonstra nosso compromisso com operações seguras, protegidas e sustentáveis, pois agora avançamos em direção às nossas atividades de manutenção final e nos preparamos para o comercial operações em 2021. “
A usina nuclear de Barakah está sendo construída por um consórcio liderado pela Korea Electric Power Corporation. A unidade 2 foi concluída em julho e as unidades 3 e 4 estão 93% e 87% concluídas, respectivamente. Quando estiver totalmente operacional, a planta de quatro unidades fornecerá cerca de 25% da eletricidade dos Emirados Árabes Unidos e evitará a liberação de até 21 milhões de toneladas de emissões de carbono por ano, disse a ENEC.
Fonte: Petro Notícias