Uma nova realidade para a BR-156/AP
Uma série de ações em desenvolvimento pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai garantir a melhoria da trafegabilidade na BR-156, no Amapá, contribuindo para o incremento da atividade econômica na região. No tronco Norte da rodovia (Ferreira Gomes à Oiapoque), as obras de pavimentação do trecho rodoviário que vai ligar Calçoene ao rio Curupí devem ser iniciadas em maio próximo. No tronco Sul (Cachoeira Santo Antônio a Ferreira Gomes), estão em andamento os projetos de pavimentação contratados, com previsão de conclusão no primeiro trimestre de 2021.
Em paralelo à elaboração dos projetos de pavimentação, o DNIT está priorizando a manutenção da rodovia. Até o final de março, após a assinatura de todos os contratos, toda a extensão da BR-156/AP estará coberta com contratos de manutenção.
O trecho sul da BR-156/AP compreende em segmento de 244,2 quilômetros desde Laranjal do Jari até o entroncamento da BR-210 com AP-030, em Santana. Este segmento está divido em quatro lotes de obras, sendo que três deles já possuem contrato em andamento para elaboração de estudos e projetos básico e executivo, visando a execução das obras de implantação e pavimentação da rodovia, incluindo adequação de capacidade e melhoramentos da Travessia Urbana de Laranjal do Jari. O quarto lote, com extensão total de 61,1 quilômetros, teve o edital publicado no dia 4 de março. A previsão de contratação é para junho deste ano, com prazo de execução do contrato de 13 meses.
A rodovia deve ser implantada em pista simples, pavimentada, com acostamento em ambos os sentidos do fluxo de tráfego. Os projetos devem prever, ainda, a remoção das pontes de madeira existentes, com sua substituição por pontes em concreto armado ou outro partido estrutural técnico, dimensionadas para as condições hidráulicas dos cursos d’água existentes. Também deve prever a substituição do bueiro localizado no km 141, no igarapé Areal, por uma ponte.
Travessia urbana de Laranjal do Jari
Este trecho da BR-156/AP apresenta segmentos em pista simples pavimentada, segmentos em leito natural, não pavimentado, e pequeno segmento em pista dupla pavimentada. O projeto deve prever a implantação e pavimentação do traçado não pavimentado, além da restauração do pavimento existente. Outras melhorias devem constar no projeto, como adequação dos passeios existentes, acesso ao Terminal Rodoviário, travessia de pedestres, e redutores de velocidade próximo à Escola Pública, entre outras.
Fonte: DNIT