Um Antonov 124 a cargo de levar o maior satélite de comunicações comerciais do mundo
A empresa russa Volga-Dnepr Airlines, especialista no transporte de cargas superdimensionadas e superpesados, organizou a entrega do maior e mais sofisticado satélite de comunicações comerciais do mundo – Inmarsat-6 F1, também conhecido como I-6 F1, de Toulouse a Kitakyushu, no Japão, a bordo de seu jato Antonov An-124.
A entrega desafiadora e complexa foi concluída em estreita cooperação com a Bollore Logistics Space desk localizada em Toulouse, parceira de longa data da Volga-Dnepr em vários setores, com ambas as equipes iniciando as discussões do projeto inicial em 2019 e o planejamento das operações em setembro de 2021.
Embora o peso total da carga não fosse um problema, já que não ultrapassava 70 toneladas, as dimensões do satélite eram próximas ao tamanho do compartimento de carga. A equipe técnica da empresa atuou no local para garantir que tudo ocorresse bem e orquestrou o processo de carregamento, que foi realizado com a utilização de guindastes internos e externos.
Projetado e fabricado pela Airbus Defense and Space, o satélite servirá para uma variedade de propósitos, incluindo a redução de custos para serviços móveis e aplicativos IoT, graças à sua natureza híbrida, uma vez que apresenta comunicações em banda L (ELERA) e banda Ka (Global Xpress).
A chegada do An-124 com o I-6 F1 a bordo foi saudada por Hiroshi Imanaga, vice-prefeito da cidade de Kitakyushu.
Dmitry Vorontsov, Diretor do Grupo Volga-Dnepr, destaca: “Este ano, vimos um aumento significativo no setor aeroespacial em meio ao renascimento dos projetos da indústria e ao desenvolvimento de programas espaciais regionais. A Volga-Dnepr Airlines transportou até agora mais de 3.000 toneladas de carga associada ao setor aeroespacial e espera atuar em mais projetos em andamento”.
Fonte: Aeroin