Última turbina de Belo Monte é liberada pela ANEEL
A ANEEL assinou o termo de liberação para operação comercial da 18ª turbina da Casa de Força Principal da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Com isso, a usina, a maior geradora de energia 100% brasileira, passará a operar com toda sua potência instalada, de 11,2 mil MW.
A usina, que gerou mais de 30 mil empregos em sua fase de obras, levará energia limpa a cerca de 60 milhões de pessoas em todo o país.
“Se alguém ainda duvida da capacidade do brasileiro de empreender, se alguém tem medo de realizar grandes sonhos ou ainda não acredita que o Brasil é capaz de estar entre as maiores potências mundiais, Belo Monte está aí para nos dar a resposta, disse Pepitone.
A solenidade de assinatura ocorreu na sede da ANEEL e contou também com as presenças da secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia, Marisete Pereira, do presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, e do diretor presidente da Norte Energia, Paulo Roberto Ribeiro Pinto.
Por parte da ANEEL, participaram também da solenidade os diretores Elisa Bastos, Rodrigo Limp e Efrain Cruz.
“A entrega dessa obra mostra o que é possível fazer quando se somam esforços em busca de um objetivo”, disse Marisete.
A concessão do projeto de Belo Monte foi leiloada pela ANEEL em 2010 e arrematada pelo consórcio Norte Energia. O contrato de concessão da usina vale por 35 anos, contados a partir de agosto de 2010.
“Estamos entregando a usina plenamente em operação”, disse o diretor presidente da Norte Energia, Paulo Roberto Ribeiro Pinto, que elogiou a importância da atuação da ANEEL no setor elétrico brasileiro.
Fonte: Assessoria MME