Jornal Multimodal

Transporte ferroviário: Sustentabilidade, eficiência e desafios

Descubra como o transporte ferroviário está se transformando no Brasil, impulsionado por inovações tecnológicas, sustentabilidade e novos desafios.

desenvolvimento do transporte ferroviário brasileiro sempre esteve atrelado às políticas de governo, refletindo os diferentes contextos históricos do país. Uma análise da Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF) divide a evolução do sistema ferroviário em fases cronológicas, ligadas tanto ao período imperial quanto ao republicano. Um marco significativo desse percurso foi a criação da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), em 1957, que buscou unificar as diversas ferrovias existentes até então, sob a administração do governo federal.

A RFFSA simbolizou um esforço de reorganização e modernização do transporte ferroviário de cargas e passageiros, consolidando o controle de várias ferrovias sob um único comando. Isso trouxe uma integração essencial, com foco em melhorar a eficiência e a capacidade desse modal no Brasil.

CENÁRIO ATUAL DAS FERROVIAS BRASILEIRAS

Atualmente, o Brasil possui cerca de 30 mil km de malha ferroviária, representando 21,5% da matriz de transportes do país. A Ferrovia Norte-Sul, o maior projeto ferroviário brasileiro, está em fase de expansão. Com 1,5 mil km já concluídos e expectativa de atingir 4,1 mil km, a ferrovia promete conectar o país de ponta a ponta, integrando as malhas das cinco regiões.

Contudo, aproximadamente 7,3 mil km de infraestrutura elétrica permanecem ociosos, sem uso. Em comparação com outros modais, o transporte rodoviário ainda domina, movimentando 1,5 trilhões de toneladas-quilômetro útil (TKU), o que equivale a 66,2% da matriz de transportes. O modal ferroviário responde por 17,7%, ou 414 bilhões de TKU.

Apesar disso, a ferrovia se destaca em termos de eficiência energética. Enquanto o transporte rodoviário percorre 34 km com um litro de combustível, uma locomotiva consegue transportar uma tonelada métrica por 204 km com a mesma quantidade de combustível, ressaltando o potencial sustentável desse modal.

SUSTENTABILIDADE E SEGURANÇA NO TRANSPORTE FERROVIÁRIO

A ferrovia, além de ser mais eficiente energeticamente, é um modal mais seguro que o rodoviário. As ferrovias no Brasil registram menos acidentes e roubos de carga em comparação às rodovias, tornando-se uma opção atrativa para empresas que buscam minimizar riscos operacionais. Com a crescente demanda por soluções mais sustentáveis, as ferrovias também surgem como alternativas para empresas preocupadas com a redução de emissões de carbono. Os trens emitem 70% menos CO2 do que os caminhões, oferecendo uma vantagem competitiva para empresas comprometidas com práticas sustentáveis.

DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO MODAL FERROVIÁRIO

Apesar das vantagens, o modal ferroviário enfrenta desafios consideráveis. A restrição geográfica das ferrovias e a predominância de curtas distâncias no Brasil favorecem o transporte rodoviário em muitos casos. Nos grandes centros urbanos, como São Paulo, a proximidade com os portos torna o uso de caminhões mais eficiente para distâncias curtas. Entretanto, para percursos entre 400 e 2 mil km, a ferrovia se apresenta como a melhor opção.

Nos últimos anos, empresas investiram em um modelo multimodal, combinando o transporte ferroviário com rodovias para aumentar a competitividade e otimizar a movimentação de cargas. Essa integração é crucial para a expansão do transporte ferroviário, especialmente em cenários onde a distância e a infraestrutura são desafiadoras. No entanto, Rodrigo Paixão alerta que a falta de planejamento adequado ainda é um obstáculo para uma adoção mais ampla da ferrovia no Brasil.

FUTURO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO

Apesar dos desafios, o potencial de crescimento do transporte ferroviário no Brasil é claro. A modernização das concessões, o aumento da capacidade e a expansão de projetos como a Ferrovia Norte-Sul prometem um futuro mais integrado e eficiente. A demanda por soluções logísticas mais seguras e sustentáveis ??favorece a adoção da ferrovia, especialmente para o transporte de commodities e grandes volumes de carga.

transporte ferroviário está se firmando como um pilar da logística sustentável no Brasil, com potencial para ser cada vez mais relevante em um cenário de descarbonização e eficiência logística. A combinação de modernização, investimentos privados e a crescente conscientização sobre sustentabilidade e segurança podem transformar o modal ferroviário em um protagonista da logística brasileira nas próximas décadas.

 

 

Fonte: Mundo Logística

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