Jornal Multimodal

TPC amplia operações logísticas em três unidades da Natura &Co em São Paulo

Segundo a companhia do grupo JSL, os novos contratos possibilitam atender a fábrica da varejista em Cajamar, o hub em Itupeva e o centro de distribuição NASP na capital paulista.

A TPC Logística Inteligente, empresa da JSL, anunciou que está ampliando as operações logísticas para a Natura &Co, dona das marcas Natura, Avon e The Body Shop. Segundo a companhia, os novos contratos possibilitam atender três unidades no estado de São Paulo: a fábrica em Cajamar, o hub em Itupeva e o centro de distribuição NASP (CD) na capital paulista.

A fábrica em Cajamar tem 550 mil m² e 52 mil posições palete, a unidade demanda atividades como picking, carregamento, descarregamento, movimentação de produtos e atividades de valor agregado em ambiente industrial. Nessa operação, são preparados os pedidos que abastecem as lojas físicas da Natura &Co.

Já o hub Itupeva possui um sistema avançado de automação para armazenagem de 88 mil posições palete e 40 mil posições caixa, distribuídas em 35 mil m², onde os colaboradores da TPC fazem todas as atividades logísticas relativas à movimentação de produtos.

“É o hub mais moderno da Natura, onde os processos são realizados de forma automatizada e com o mínimo de intervenção humana possível”, contou o diretor de Logística da TPC, André Sampaio.

O CD do NASP, por sua vez, tem 30 mil m² e 40 mil posições caixa, onde são feitos o abastecimento de linhas de separação e a recuperação de reversa. Para as três operações, a TPC contratou mais de 240 colaboradores, que farão movimentação de itens como cosméticos, matérias-primas e embalagens diversas.

Para o diretor-executivo de Supply Chain da Natura &Co no Brasil, Eduardo de Sá Freire, a expansão das operações logísticas para as unidades no estado de São Paulo é um passo estratégico para garantir a eficiência e agilidade da cadeia de suprimentos da holding.

“Estamos confiantes de que essa ampliação fortalecerá ainda mais nossa posição no mercado e proporcionará maior rapidez e precisão no fluxo de produtos, proporcionando uma experiência de compra excepcional para nossos clientes”, afirmou.

OPERAÇÕES NO NORDESTE

Em nota, a TPC informou que atua no CD desde 2022, que se tornou a primeira operação conjunta da Natura e Avon em um mesmo centro de distribuição no Brasil. Localizado em Murici (AL), a 53 km de Maceió, é o segundo maior da Natura &Co no mundo, com 49 mil m², capacidade de separação de 3,3 mil mil pedidos por hora e capacidade total de armazenagem de 17 mil posições porta-pallet, atendendo estados do Nordeste e do Norte do país.

“Com as novas operações das unidades Natura e Avon, a TPC se consolida como uma das principais empresas de soluções logísticas para o segmento de cosméticos no Brasil, oferecendo serviços de excelência e sob medida para cada cliente”, enfatizou o diretor de negócios e engenharia da TPC, Eduardo Leonel.

A unidade emprega mais de mil colaboradores da TPC, que realizam atividades como recebimento, armazenagem, separação, embalagem e expedição de produtos tanto para as vendas realizadas pelas consultoras quanto pelo e-commerce da marca.

Recentemente, a empresa também passou a prestar serviços logísticos no CD da Avon em Simões Filho (BA), onde faz o gerenciamento in house e o recebimento, armazenagem, separação e expedição dos produtos. Com uma área de 16 mil m² e mais de 8,3 mil posições palete de armazenamento, cerca de 350 colaboradores da TPC atuam em seis linhas de alto giro, atendendo cidades em mais de dez estados brasileiros.

OPERAÇÕES NO NORTE

De acordo com a companhia, a operação na fábrica da Natura em Benevides (PA) completa 9 anos de atendimento à Natura no estado. Entre as atividades que passaram a ser exercidas estão os ajustes nas máquinas da linha de produção e os trâmites de recebimento, conferência e endereçamento dos kits montados.

“Atuar nessa unidade fabril representa o fortalecimento e expertise da TPC no setor industrial, que é estratégico para nós”, afirmou o presidente da TPC, Luis Eduardo Chamadoiro.

 

 

Fonte: Mundo Logística

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo