Highlights

Svitzer amplia eletrificação de portos com iniciativas em Paranaguá e Salvador

Empresa atua em nove portos brasileiros e implementou projetos em Santos e Suape; expectativa é reduzir em mais de 15% as emissões de CO2.

Em 2025, a Svitzeranunciouexpansão da eletrificação de portos no Brasil, com novos projetos em Paranaguá e Salvador. A empresa, que atua no país desde 2015, já implementou iniciativas semelhantes em Santos e Suape e opera em nove portos: Itaqui, Salvador, Suape, Pecém, Fortaleza (Mucuripe), Santos, Vitória, Rio Grande, São Francisco do Sul, Itapoá, Paranaguá e Antonina.

Segundo o presidente da Svitzer no Brasil, Daniel Cohen,a eletrificação de postos para rebocadores reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2. “Um rebocador quando não está em operação, bem como navios, por exemplo, mantém um gerador ligado, mesmo atracado, o que consome combustível para manter as funções da embarcação que precisa estar a postos para atender os chamados”, explicou.

De acordo com o executivo, com os novos sistemas de fornecimento de energia, mais conhecidos como OnshorePower Supply (OPS), disponibilizados em terra, em um posto eletrificado, os rebocadores são alimentados por energia elétrica limpa, reduzindo a queima de combustível e emissão de CO2. “Temos a expectativa de diminuir mais de 15% as emissões de CO2 com essas iniciativas de Onshore Power Supply”, disse.

No Porto de Santos, a eletrificação para rebocadores foi implementada em novembro de 2024, em parceria com operadoras locais, o Sindicato Nacional das Empresas de Navegação de Apoio Portuário (Sindiporto) e a Autoridade Portuária de Santos (SPA). Atualmente, três postos de carregamento estão em operação. Em 2025, a empresa segue desenvolvendo projetos semelhantes na Companhia das Docas do Estado da Bahia e no Porto de Paranaguá.

Svitzer tem uma meta global de reduzir em 50% a intensidade de CO2 de sua frota até 2030. Até 2040, pretende atingir a neutralidade de carbono em suas operações.

 

 

Fonte: Mundo Logística

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo