Projeto em parceria com a LogPyx está em cinco unidades fabris; segundo a empresa, a iniciativa busca promover a segurança de colaboradores nas operações logísticas.
A Suzano e a LogPyx anunciaram a implementação de um método para evitar riscos de atropelamentos e colisões com empilhadeiras. Segundo as empresas, a solução consiste no uso de pulseiras semelhantes a relógios, que emitem vibrações quando uma pessoa se aproxima — além do raio mínimo de segurança — de uma empilhadeira em movimento.
De acordo com as companhias, as empilhadeiras também foram equipadas com sensores luminosos e sonoros para alertar os operadores sobre a aproximação de pessoas. O objetivo é alertar sobre áreas de risco e reduzir as probabilidades de acidentes.
O projeto, que está em operação em cinco unidades fabris da Suzano, foi premiado na categoria “Inovação” do Prêmio BBM 2023, realizado pela MundoLogística, em parceria com a BBM Logística.
“Segurança é um valor inegociável, em que sempre trabalhamos com três pilares: processos, pessoas e tecnologia. Com este projeto, geramos alertas tanto no condutor da empilhadeira como no pedestre. Tudo isso para evitar colisões”, explicou o diretor de Supply Chain da Suzano, Eduardo Botelho Lotti. “É um alerta adicional e importante que pode realmente evitar acidentes. Já estamos vendo ganhos na percepção do time e nos resultados de segurança no setor”.
Até o momento, a companhia informou que a iniciativa demonstrou ganhos em relação à segurança das pessoas envolvidas na operação logística. De acordo com a empresa, a implementação de sinalizadores de aproximação tem contribuído para minimizar ocorrências. Além disso, a empresa observou melhorias no ambiente de trabalho, com colaboradores relatando um aumento na sensação de segurança e bem-estar.
Fonte: Mundo Logística