Highlights

Super Terminais inaugura primeiros guindastes elétricos do mundo no Polo Industrial de Manaus

Foram R$ 260 milhões investidos pela empresa no setor logístico do Amazonas nos últimos três anos; somente nos equipamentos, o investimento da companhia foi de R$ 80 milhões.

O Super Terminais inaugurou os primeiros guindastes 100% elétricos do mundo no Polo Industrial de Manaus. A nova infraestrutura portuária também possui a ampliação do píer flutuante.

Segundo a empresa, há três anos, o Super Terminais iniciou um ciclo de investimento de R$ 260 milhões, com o objetivo de unir inovação e sustentabilidade. Somente nos guindastes, a companhia investiu R$ 80 milhões. Ao todo, os investimentos devem gerar 300 empregos diretos na região.

“Entendemos que o progresso anda de mãos dadas com a sustentabilidade. Esse investimento foi feito pensando no futuro do Amazonas e da região”, disse o diretor do Super Terminais, Marcello Di Gregorio.

Segundo o executivo, o investimento em Manaus é justificado pelo crescimento das exportações no estado em cerca de 15% ao ano, bem como a expansão das fábricas dos distritos. “Nossa expansão portuária, com tecnologia de ponta, reduz as emissões de gases do efeito estufa e é um exemplo tangível do nosso compromisso com a sustentabilidade. Temos o sonho de nos tornarmos um porto carbono zero.”

De acordo com o CEO da empresa Konecranes Gottwald, Heribert Barlage, todo o desenvolvimento dos guindastes levou em conta a questão da sustentabilidade e os equipamentos foram produzidos em fábricas com energia limpa. “É muito simbólico que uma empresa como a nossa, que preza pela sustentabilidade na produção de seus produtos, esteja realizando esse projeto no coração da sustentabilidade do planeta terra, a região amazônica”, ressaltou.

 

Os três novos guindastes, 100% elétricos, foram importados da empresa alemã Konecranes Gottwald e permitirão uma redução de 5,2 mil litros de óleo hidráulico por ano, refletindo em uma economia aproximada de R$ 345 mil. Além disso, os novos equipamentos permitirão a diminuição nas emissões de gases do efeito estufa, trazendo mais sustentabilidade para as operações do Super Terminais.

De acordo com Di Gregorio, a escolha dos guindastes de modelo ESP 10 veio ao encontro dos interesses de preservação ambiental e sustentabilidade, unindo produtividade, tecnologia e confiabilidade.

“Alguns outros fatores decisivos foram a capacidade de içamento de até 125 toneladas a uma velocidade de até 120 metros por minuto, além da capacidade de alcance de lança, que chega a 64 metros. Isso vai permitir que o Super Terminais atenda navios maiores, como os da classe Super Post Panamax, com comprimento de 1 mil pés (305 m)”, explicou.

Segundo o executivo, os guindastes usados convencionalmente no setor portuário são do tipo mecânicos hidráulicos. Nesse modelo, os equipamentos são impulsionados pela mecânica de fluídos, onde um conjunto de bombas hidráulicas, interligado por mangueiras contendo óleo hidráulico, fazem a operação de içamento e giro das cargas.

No caso dos guindastes elétricos, um conjunto de motores elétricos atua diretamente nas funcionalidades de içamento e giro. Eles são eletrificados por uma tensão de 13.8 kV, que passa por um transformador de 440V, alimentando os motores.

O DOBRO DA CAPACIDADE DE ATRACAGEM

A ampliação do píer flutuante é outro ponto importante da nova infraestrutura portuária inaugurada pelo Super Terminais. As obras, que devem terminar em dezembro deste ano, aumentarão o píer em 180 metros. Com isso, a estrutura terá 600 metros de extensão e 14,4 mil metros quadrados de área, permitindo que quatro navios atraquem por vez, o dobro da capacidade atual.

 

 

Fonte: Mundo Logística

Related Articles

Back to top button