Subsidiária da Rosatom foi contratada para construir um navio para ser usado em todas as necessidades nucleares
O Baltic Shipyard assinou um contrato com a Atomflot para a construção de uma embarcação multifuncional de serviço de tecnologia nuclear que pode carregar e descarregar combustível nuclear de unidades de reatores de quebra-gelos nucleares e unidades de energia flutuantes. A embarcação multifuncional também foi projetada para aceitar , armazenar e transportar com segurança resíduos radioativos líquidos gerados durante a operação de instalações de reatores de navios, bem como no processo de recarga de combustível nuclear e imersão de conjuntos de combustível usado para reduzir a liberação de calor residual.
Também será capaz de carregar conjuntos de combustível usados em contêineres para transferência para reprocessamento, bem como lidar com a descontaminação de partes removíveis de usinas de reatores de navios e equipamentos de reabastecimento.
Segundo a Rosatom, a embarcação terá 158,8 metros de comprimento, 26 metros de largura e terá um deslocamento de 22.661 toneladas. Será financiado em 50% pelo orçamento federal russo e em 50% pelo programa de investimentos da Rosatom, com data de conclusão prevista para 2029.
O contrato foi assinado pelo diretor-geral interino da Atomflot, Leonid Irlitsa, e pelo CEO da Baltic Shipyard, Yuri Gordienkov. Atualmente, o reabastecimento de reatores de quebra-gelos nucleares é fornecido por um navio comissionado em 1980. O diretor da Atomflot declarou: “Estamos avançando. Três quebra-gelos nucleares movidos a energia nuclear (do Projeto 22220) operam nas águas da Rota do Mar do Norte. Para resolver novos problemas, é necessária uma embarcação de serviço multifuncional de tecnologia nuclear. Ela garantirá a recarga de reatores em navios movidos a energia nuclear do Projeto 22220”.
Alexei Rakhmanov, diretor geral da United Shipbuilding Corporation, proprietária do Baltic Shipyard, disse: “A transição para contratos de ciclo de vida completo é uma tendência moderna em muitos setores. Portanto, ao construir navios quebra-gelo movidos a energia nuclear hoje, devemos pensar simultaneamente em como e realizar economicamente sua manutenção em 10, 20, 30 anos.
Começando a construir uma embarcação de serviço nuclear-tecnológica multifuncional, queremos garantir a operação longa e segura de quebra-gelos movidos a energia nuclear, unidades flutuantes de energia nuclear e, em geral, toda a Atomflot. A Rússia está em processo de implantação de uma nova frota de quebra-gelos movidos a energia nuclear sob o Projeto 22220, com o objetivo de abrir e desenvolver a Rota do Mar do Norte.
Fonte: Petro Notícias