Jornal Multimodal

Suape realiza XII Simulado do Plano de Ajuda Mútua (PAM)

O Complexo de Suape realizou o XII Simulado do Plano de Ajuda Mútua (PAM), plano de emergência que tem como objetivo a prevenção, controle e mitigação de cenários emergenciais que possam ocorrer nas empresas do porto organizado ou em áreas adversas. O cenário escolhido desta vez foi uma colisão entre um caminhão transportando contêiner e um automóvel, com três vítimas, sendo dois passageiros e um motorista. O local escolhido para a simulação foi entre os quilômetros 35 e 40 da PE-009, via expressa que dá acesso ao Porto de Suape.

As estratégias de resposta ao cenário de emergência foram realizadas pela Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Suape, por meio da Coordenadoria de Gestão Ambiental Portuária, SAMU, Corpo de Bombeiros e as empresas da área 4 do PAM (Petroquímica Suape, Refinaria Abreu e Lima, Indorama e Arlanxeo), que contribuíram com equipes de atendimento a emergências e ambulâncias. A Concessionária Rota do Atlântico atuou controlando o tráfego de veículos na área e a empresa Localfrio disponibilizou o caminhão envolvido no acidente simulado.

“Nós que estamos aqui todos os dias sabemos que a hipótese de acidente existe. Por isso, o simulado é de muita importância. É dessa forma que aprendemos mais e evoluímos no nosso trabalho”, destacou a coordenadora do PAM de Suape, Janaína Barros. No total, 56 pessoas participaram do treinamento. Durante o simulado de retirada de vítimas, o Corpo de Bombeiros realizou um procedimento de desencarceramento, realizado quando os envolvidos ficam presos às ferragens. A corporação também disponibilizou uma equipe próxima ao acidente com mangueiras, para responder a algum foco de incêndio que pudesse acontecer. Todo trabalho simulado foi realizado em uma hora e meia.

Com o fim do exercício, o próximo passo será reunir as equipes e discutir os critérios avaliativos, que foram: tempo resposta, equipes, material, recursos humanos e veículos. Isso definirá os pontos positivos e os pontos que devem ser melhorados. “É importante que todos realizem um trabalho em conjunto. Logicamente que cada um no seu setor, mas todos em grupo, em prol do socorro”, disse o Major Andrei, da divisão de Operações do Grupamento de Bombeiros de Incêndio da SB Suape.

O coordenador de Gestão Ambiental Portuária de Suape, Paulo Teixeira, encerrou o treinamento agradecendo a todos os participantes. “Temos certeza que continuaremos trabalhando juntos para que, em um caso de cenário semelhante, a atuação seja rápida e eficiente”, concluiu.

Fonte: Porto de Suape

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo