Suape e Softex realizam Match Day voltado para o setor de logística
Ao mesmo tempo em que comemoram os primeiros frutos de um encontro inicial, o Complexo Industrial Portuário de Suape e a Softex realizaram o segundo Match Day voltado para aproximar empresas do complexo e startups pernambucanas. Nesta edição, o foco foi o de inovações no setor de logística. O evento teve a participação de 18 indústrias, algumas com executivos vindos de outros Estados, como São Paulo e Bahia – e 20 startups. A ação aconteceu em três prédios do Bairro do Recife, centro da capital.
Pela manhã, o auditório do Edifício Apolo 181, do Porto Digital, ficou lotado. Empreendedor e cofundador de mais de 20 empresas digitais, Teco Sodré falou sobre Open Innovation, convidando os participantes a terem seus fornecedores como desenvolvedores de solução. “Ninguém faz nada incrível sozinho”, provocou.
Logo em seguida, as 20 startups apresentaram pitches de cinco minutos. Entre as soluções estavam serviços de segurança e de gestão inteligente, monitoramento de cargas e ambientes, otimização de espaços, controle de temperatura e umidade de ambientes, treinamento e simulações de trabalho, organização de dados sobre o mercado, ofertas e demandas de produtos dentro da cadeia logística e até mesmo criação de áreas verdes.
“É uma oportunidade de buscarmos soluções para nossos desafios, de trocar conhecimentos. Uma ponte que o Complexo de Suape cria para seu leque de indústrias crescer e se desenvolver”, declarou o presidente da Concessionária Rota do Atlântico (CRA), Elias Lages. Paulo Pandolfi, CEO da startup Colab, que trabalha com engajamento do cidadão, complementou: “É superimportante conectar todos os atores do Complexo, pois eles precisam de inovação para trazer benefícios tanto para si como para todo o ecossistema, já que interferem diretamente no território”.
Na parte da tarde, o grupo se reuniu no prédio do Cesar, onde foram apresentados painéis sobre open data, blockchain (sistema de registros que garante, entre outras funcionalidades, a segurança de transações financeiras realizadas com criptomoedas) e futurismo. Depois seguiram para o prédio da Softex, onde empresas que tiveram interesse em aprofundar seu conhecimento sobre as startups se reuniram individualmente com elas em rodadas de negócio one to one.
O diretor de Desenvolvimento de Negócios de Suape, Luiz Barros, comemorou o sucesso do evento. “Nossa expectativa é gerar negócios, criar esse ecossistema de inovação dentro de Suape, agregando valor à cadeia e fortalecendo esse senso de comunidade, que é um dos pilares dessa gestão”, salientou. O gerente de Inovação, Ed Dantas, explicou que as entrevistas para mapear as demandas das indústrias e promover novos encontros com startups que possam atendê-las continua e em breve teremos o terceiro Match Day.
DEU MATCH – Na semana passada, a Pamesa, empresa espanhola que possui fábrica de cerâmica e porcelanato em Suape, assinou contrato com a startup pernambucana de realidade virtual Orb Estúdio, após negociações iniciadas no primeiro Suape Match Day, que aconteceu em maio. Com a novidade, a Pamesa irá expor seus produtos usando óculos de realidade virtual. Os clientes poderão ver o revestimento já aplicado em um ambiente tridimensional e, caso não gostem do resultado, poderão trocar por outro produto com um simples toque de botão. Os óculos ficarão disponíveis junto a totens interativos nos principais home centers do Brasil.
A administração da Empresa Suape também aderiu à iniciativa. Assinou contrato com a startup pernambucana Fábrica de Negócio, empresa especializada em Analytics e que desenvolve algoritmos de inteligência artificial para análise e cruzamentos de dados. O serviço oferecido será o de agrupamento de informações dos sistemas utilizados diariamente pela administração de Suape: o Porto sem Papel, o sistema de movimentação de cargas da Antaq e o sistema contábil-financeiro e de operações portuárias. Todos os indicadores gerados por essas fontes serão compilados dentro da plataforma Pentaho Business Analytics Community Edition.
PRIMEIRO MATCH DAY – O primeiro Match Day de Suape reuniu 23 startups que apresentaram soluções tecnológicas para vários tipos de desafios enfrentados pelas empresas do Complexo de Suape. O evento aconteceu em maio no Porto Digital e foi promovido pela Softex com co-realização do porto e apoio do Ecossistema de Tecnologia do Estado através do Porto Digital, Assespro, Softex, Seprope, Manguez.AL e Cesar. Participaram as empresas Tecon Suape, Pamesa, Concessionária Rota do Atlântico, Lorenpet e Localfrio.
Fonte: Suape