Shell inicia eletrolisador de hidrogênio na China com capacidade de produção de 20 MW
A Shell iniciou as operações no eletrolisador de energia para hidrogênio em Zhangjiakou, uma joint venture entre a Shell (China) Limited e a Zhangjiakou City Transport Construction Investment Holding Group Co. Ltd.
Um dos maiores eletrolisadores de hidrogênio do mundo iniciou na sexta-feira (28) a produção de hidrogênio verde em Zhangjiakou, província de Hebei, China.
O eletrolisador fornecerá cerca de metade do suprimento total de hidrogênio verde para veículos de célula de combustível na zona de Zhangjiakou durante os Jogos Olímpicos de Inverno, programados para começar em 4 de fevereiro de 2022.
“O eletrolisador é o maior em nosso portfólio até o momento e está alinhado com a estratégia Powering Progress da Shell, que inclui planos para construir nossa posição de liderança em hidrogênio”, disse Wael Sawan, diretor de Soluções Integradas de Gás, Renováveis e Energia da Shell. “Vemos oportunidades em toda a cadeia de fornecimento de hidrogênio na China, incluindo sua produção, armazenamento e transporte. Queremos ser o parceiro confiável para nossos clientes de diferentes setores, pois os ajudamos a descarbonizar na China.”
O projeto faz parte de uma joint venture entre a Shell China e a Zhangjiakou City Transport Construction Investment Holding Group Co. Ltd, formada em novembro de 2020. O eletrolisador de energia para hidrogênio de 20 megawatts (MW) e as estações de reabastecimento de hidrogênio em Zhangjiakou são a fase 1 do projeto. As empresas têm planos de escalar até 60 MW nos próximos dois anos na fase 2.
Levando apenas 13 meses para ser concluído, este é o primeiro projeto comercial de desenvolvimento de hidrogênio da Shell na China. Utilizando energia eólica terrestre, o projeto fornecerá inicialmente hidrogênio verde para abastecer uma frota de mais de 600 veículos de célula de combustível na zona de competição de Zhangjiakou durante os Jogos Olímpicos de Inverno. Depois disso, o hidrogênio será usado para transporte público e comercial na região de Pequim-Tianjin-Hebei, ajudando a descarbonizar seu setor de mobilidade.
“A indústria de hidrogênio é fundamental para a transição de Zhangjiakou para a energia de baixo carbono e para atingir o pico de carbono da cidade e as metas de neutralidade de carbono. A recente aprovação do Hebei Fuel Cell Vehicle Demonstration City Cluster, liderado por nossa cidade, também acelerará o desenvolvimento da indústria de hidrogênio em nossa cidade”, disse Bai Jing, diretor da Comissão Municipal de Desenvolvimento e Reforma de Zhangjiakou. “Este projeto ajudará a garantir o fornecimento de hidrogênio para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 e torná-lo verde, contribuindo para o desenvolvimento da indústria de hidrogênio na cidade e na região de Pequim-Tianjin-Hebei”.
Fonte: Portos e Navios