Jornal Multimodal

Seminário apresenta inclusão do setor portuário no PNL

Na manhã desta segunda-feira (06), a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) realizou um seminário virtual para apresentar a inclusão e tratamento do sistema portuário nacional. Está uma das principais inovações do novo Plano Nacional de Logística – PNL 2035, que será entregue ao Ministério da Infraestrutura até o final do ano.

Com o objetivo de integrar os instrumentos de planejamento, a mudança é fruto da absorção do conhecimento gerado pelo Plano Nacional de Logística Portuária – PNLP. O planejamento do transporte aquaviário era feito por meio do PNLP, que será descontinuado a partir deste ano.

Ao longo da manhã, o seminário reuniu mais de 200 participantes pela plataforma de videoconferência e em transmissão ao vivo pelo Youtube. Participaram também dos debates o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, e a secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias, Natália Marcassa, ambos do Ministério da Infraestrutura.

O diretor-presidente da EPL, Arthur Lima, lembrou que anualmente os portos brasileiros movimentam mais de 1,1 bilhão de toneladas de carga.

“Os portos são nossas janelas para o Comércio Internacional e geram milhares de empregos diretos e indiretos. Por isto, as estruturas portuárias apresentam importância ímpar no comportamento do fluxo de mercadorias de um país como o Brasil e consequentemente em sua competitividade no mercado internacional”, disse.

Apresentações – Durante o evento, a equipe de técnicos da EPL fez três apresentações. Foram divulgados resultados de estudos e pesquisas sobre custos associados à atividade portuária e de que forma os portos serão tratados no PNL 2035.

Essa metodologia será utilizada para simular diferentes possibilidades de cenários para o setor portuário no longo prazo, com reflexos diretos sobre o planejamento das redes de transportes terrestres. A transmissão, na íntegra, assim como as apresentações serão publicadas em breve.

Fonte: EPL

Related Articles

Back to top button