Segundo a Labareda informou ao Globo Rural, o custo para enviar o produto pela via marítima, no cenário atual, sem urgência, tem sido algo em torno de US$ 2 mil por remessa, e em condições normais antes da Covid, o valor seria menor. Já o embarque por avião custou US$ 11 mil, quase 500% a mais.
As duas empresas Kuehne+Nagel e a Lufthansa Cargo anunciaram ontem, 4 de outubro, que firmaram uma parceria exclusiva para a promoção e uso de combustível “power-to-liquid” (combustível produzido sinteticamente) para aviação.
Os prestadores de serviços de logística se comprometeram em apoiar o primeiro local de produção mundial de óleo cru sintético em Werlte/Emsland, na Alemanha, comprando o equivalente a 20 toneladas, ou 25.000 litros, anualmente. O combustível sintético com base neste óleo é considerado o combustível do futuro, o que deve reduzir ainda mais a pegada de CO2 dos motores de aeronaves.
“Na pesquisa e no uso de combustíveis sintéticos e sustentáveis para aviação, vemos claramente a chave para uma redução sustentável de nossas emissões em operações de voo. O fato de sermos pioneiros na tecnologia power-to-liquid juntamente com a Kuehne+Nagel nos deixa particularmente orgulhosos e mostra mais uma vez que estamos enfrentando ativamente nossos desafios de proteção climática”, explicou Dorothea von Boxberg, CEO da Lufthansa Cargo.
Combustíveis neutros em CO2 ou Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF) são um pilar essencial no caminho para voos neutros em CO2. Esses combustíveis podem ser produzidos de várias maneiras. Até agora, a Lufthansa Cargo e a Kuehne+Nagel usaram Combustíveis de Aviação Sustentáveis de origem biogênica, ou seja, parafina sintética à base de óleos de cozinha usados, por exemplo.

Estes combustíveis produzidos com eletricidades ainda estão em fase de desenvolvimento para a produção em escala industrial, mas já são considerados uma alternativa de longo prazo à parafina convencional ou aos SAF biogênicos, pois teoricamente serão produzidos sem limites de disponibilidade.
A Atmosfair, uma organização sem fins lucrativos para a proteção do clima com sede em Berlim, construiu sua própria fábrica para a produção do chamado “syncrude”. Syncrude é a alternativa ao petróleo bruto fóssil produzido por meio de power-to-liquid.
Este petróleo bruto sintético é então refinado, até se tornar combustível Jet A1 pronto para aeronaves, na refinaria de Heide ao norte de Hamburgo e entregue ao Aeroporto de Hamburgo. Esta primeira planta industrial até agora é única na Alemanha. A operação regular está prevista pela Atmosfair para o primeiro trimestre de 2022.
Fonte: Lufthansa Cargo