Highlights

Santos Brasil é autorizada a operar com 100% da capacidade no terminal no Porto do Itaqui

Aval da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis incluiu três novas linhas de píer que reduzem os custos de demurrage para os clientes.

Com autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Santos Brasil agora pode operar com a capacidade total do terminal de granéis líquidos no Porto do Itaqui (MA), após concluir obras de expansão. A companhia possui cerca de 200 mil m³ disponíveis após investimentos que somaram mais de R$ 850 milhões.

A ANP também autorizou a entrada em operação de três novas linhas de píer. Cada linha, com 14 polegadas de diâmetro, permite carregamento e descarga dos navios com alta vazão. De acordo com a empresa, a iniciativa proporciona ainda mais eficiência e agilidade aos serviços, reduzindo o tempo total de operação e, consequentemente, o custo de demurrage para os clientes.

A Receita Federal credenciou a Santos Brasil em julho como entreposto aduaneiro na importação e exportação de granéis líquidos no porto maranhense. Dessa forma, o pagamento de tributos sobre o volume total importado acontece de forma imediata, permitindo que a nacionalização seja feita em quantidades fracionadas. Já a reexportação pode ocorrer sem necessidade de nacionalização, o que garante maior flexibilidade aos clientes e otimiza o fluxo de caixa das operações.

A entrada da companhia no segmento de granéis líquidos ocorreu em 2021, com a aquisição, em leilão, de três terminais no Porto do Itaqui – dois brownfields (já existentes, que foram ampliados) e um greenfield (construído do zero e cuja obra foi concluída no mês passado), hoje unificados. As operações começaram em 2022 com 54 mil m³.

Para o diretor de Granéis Líquidos da Santos Brasil, Carlos Quintero, essas conquistas ampliam a oferta de soluções às empresas parceiras e geram novas oportunidades de negócios. “Nossos clientes podem estruturar operações mais competitivas, otimizando o fluxo de caixa. O próprio porto também se torna mais atrativo, porque passa a contar com uma gama maior de serviços ofertados pelo nosso terminal”, afirmou.

POTENCIAL PORTO DE ITAQUI

Em comunicado, a Santos Brasil ainda ressaltou o potencial do Itaqui como hub de distribuição de derivados de petróleo. Com boa infraestrutura e conexão com importantes ferrovias, o porto se tornou um corredor estratégico para o Centro-Oeste do Brasil, além dos mercados do Norte e Nordeste.

Os terminais de granéis líquidos da Santos Brasil são alfandegados e têm conexões com modais rodoviário, ferroviário, dutoviário e marítimo.

 

 

Fonte: Mundo Logística

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo