Oil & Gas

Rosatom entrega o vaso de pressão do reator da terceira unidade da central nuclear Akkuyu, na Turquia

A terceira unidade da Central Nuclear Akkuyu, na Turquia, que está em construção, recebeu da Rosatom o vaso de pressão do reator cilíndrico que será instalado na unidade. Ele pesa 350 toneladas e foi entregue após uma viagem de mais de 2,7 mil quilômetros.

Tem 11,45 metros de comprimento e 5,7 metros de largura e foi produzido pela filial de Volgodonsk da AEM-Technologies JSC da Atommash, parte da Atomenergomash, a divisão de produção de máquinas da Rosatom. A Akkuyu fica na província de Mersin, no sul do país, e é a primeira central nuclear da Turquia. A Rosatom está construindo quatro reatores VVER-1200, sob o chamado modelo BOO (build-own-operate). A construção da primeira unidade começou em 2018. A planta de 4.800 MWe deverá atender cerca de 10% das necessidades de eletricidade da Turquia, com o objetivo de que todas as quatro unidades estejam operacionais até o final de 2028.

Os RPVs das unidades 1 e 2 foram instalados em junho de 2021 e setembro de 2022, respectivamente. O RPV para a unidade 3 é um quinto recorde enviado do local de produção em 2023. Sergei Butckikh, Primeiro Vice-CEO da Akkuyu Nuclear JSC, disse que  “Após a conclusão dos procedimentos obrigatórios de controle de entrada, o vaso de pressão do reator será entregue para montagem.

Aproximadamente 300 verificações e operações de controle diferentes são feitas durante sua fabricação. Este equipamento opera em condições especiais. Deve garantir a estanqueidade do reator durante a operação, o reabastecimento seguro e a operação da planta do reator por mais de 60 anos de vida útil.”

 

 

Fonte: Petro Notícias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo