Rivais e fundos privados estudam comprar fabricante eólica Senvion, diz CEO
Grandes fabricantes de turbinas eólicas e fundos de private equity estão interessados na compra do insolvente grupo alemão Senvion, disse o presidente-executivo Yves Rannou à Reuters, em entrevista publicada.
“Vemos interesse significativo pela Senvion de todo os lados —de investidores financeiros, de partes estratégicas do setor, e além”, disse ele, acrescentando que a Senvion concedeu mandato à Rothschild para a busca por um investidor.
“Estou positivamente surpreso pelo número de empresas olhando para nós, incluindo os grandes agentes do nosso setor, que estão observando de muito perto”, afirmou.
A Siemens Gamesa, unidade da Siemens, e a dinamarquesa Vestas são as maiores fornecedoras de turbinas eólicas da Europa.
A fabricante de equipamentos eólicos Senvion entrou com pedido de falência mais cedo neste mês, mas o CEO disse na ocasião que o objetivo do processo é transformar a empresa.
Na entrevista, Rannou reiterou esse objetivo, acrescentando: “Vejo luz no fim do túnel.”
As fabricantes de turbinas eólicas têm buscado ganhar escala para cortar custos após a indústria passar por uma rápida queda nas receitas em meio a uma transição de uma era de subsídios às fontes renováveis para um presente de contratação de projetos de energia por meio de leilões competitivos.
A Senvion conseguiu na semana passada um empréstimo de 100 milhões de euros com vencimento em 12 meses junto a bancos e fundos de hedge para manter suas operações.
Fonte: Reuters