Raízen e KCC firmam contrato de afretamento com foco em sustentabilidade
O acordo visa melhorar a eficiência operacional e reduzir a pegada de carbono em até 40%, superando as metas da International Maritime Organization (IMO) de diminuição das emissões de carbono até 2030.
A KCC Chartering AS, subsidiária da Klaveness Combination Carriers ASA (“KCC”), e a Raízen, empresa de energia integrada com um amplo portfólio de energias renováveis, assinaram um contrato de afretamento (“COA”) de três anos para o transporte de cargas líquidas e secas do portfólio da Raízen para mercados estratégicos.
O Contrato de Afretamento (COA) forma a base para uma parceria de longo prazo e visa melhorar a eficiência do transporte para reduzir a pegada de carbono tanto da frota da KCC, quanto das operações da Raízen. A combinação de cargas, com mínimo de lastro e tempo de espera entre as viagens, deverá reduzir em até 40% as emissões de CO2 por tonelada de carga transportada, dependendo da rota e em comparação a navios-tanque padrão e navios graneleiros realizando as mesmas atividades comerciais.
Para alcançar essa redução, os navios combinados da KCC transportam cargas secas e líquidas, carregando o navio com um produto para um local específico e retornando com outro, garantindo assim que os navios estejam constantemente carregados. Os parceiros pretendem aumentar ainda mais as reduções de emissões ao estabelecer ambições para uma cooperação de longo prazo em iniciativas de eficiência operacional e energética, bem como possíveis testes de novos tipos de combustível.
“Como parte de nossos esforços para navegar e liderar a transição energética global, especificamente a descarbonização marítima, estamos entusiasmados com essa parceria com a KCC para reduzir as emissões de CO2 na indústria marítima. Esse acordo se alinha perfeitamente ao compromisso com a sustentabilidade e a inovação que compartilhamos e estamos confiantes de que terá um impacto positivo no meio ambiente e na indústria”, comenta Paulo Côrte-Real Neves, vice-presidente de Trading da Raízen.
“Estamos muito contentes por unir forças com a Raízen, líder em sustentabilidade nos mercados de energia e transporte marítimo. Juntos, trabalharemos para enfrentar as ineficiências na área de transporte e cumpriremos nossos compromissos conjuntos em relação à descarbonização. O COA é um marco importante no desenvolvimento dos negócios CLEANBU (embarcações diferenciadas em termos de design, desempenho ambiental, eficiência operacional e técnica) da KCC para viabilizar negócios importantes na região”, acrescenta Engebret Dahm, CEO da KCC.
Fonte: Portos e Navios