Jornal Multimodal

Prosefer: Programa Nacional de Segurança Ferroviária em áreas urbanas recebe sugestões

Com o seminário sobre o Programa de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas – Prosefer realizado nesta quinta-feira (15), em Brasília, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT abre à sociedade a possibilidade de opinar sobre o mesmo, apresentando sugestões e contribuições. O Prosefer tem novas listas de priorização de intervenções, obtidas após a atualização de metodologia promovida pela Diretoria de Infraestrutura Ferroviária – DIF/DNIT. As listas vão orientar o Governo sobre os locais onde é necessário realizar investimentos para eliminar o conflito entre ferrovias e o tráfego urbano, bem como qual tipo de intervenção, se um contorno, uma variante, viaduto ou passarela, entre outras.

“Nosso interesse é ter um Prosefer mais assertivo, que consiga unir as necessidades do ponto de vista operacional da ferrovia e de atendimento aos anseios da sociedade, que deseja mais segurança”, pontuou o diretor de infraestrutura ferroviária do DNIT, Marcelo Chagas, na abertura do Seminário. Conforme explicou, depois de quase dez anos de instituição do programa, foi necessário atualizá-lo, acompanhando os avanços do setor.

O Prosefer foi desenvolvido de 2008 a 2011, período em que foram elaborados estudos sobre intervenções em áreas críticas para eliminar conflitos entre a operação ferroviária e as funções urbanas. Foi realizado um levantamento de 5.609 cruzamentos, em 15 mil quilômetros de ferrovias que percorrem 596 municípios, em 16 estados.

Os interessados podem enviar sugestões ao Prosefer até o dia 31 de agosto pelo e mail

Fonte: DNIT

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo