Projetos prioritários de infraestrutura são apresentados em comissão do Senado
Representando o ministro da Infraestrutura, o diretor-geral do DNIT, general Santos Filho, participou do café da manhã na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, do Senado Federal. O objetivo do encontro foi buscar apoio dos coordenadores das bancadas estaduais do Norte, do Centro-Oeste, do Sul e do Sudeste para financiamento de projetos na área da infraestrutura com emendas parlamentares.
Santos Filho apresentou o pacote de ações previstos por estado para execução ainda em 2019 e 2020 e as sugestões para aporte de recursos por emendas. Ele lembrou que, diante do contingenciamento orçamentário, a principal estratégia do Ministério da Infraestrutura e do DNIT é a de priorizar obras que estão em fase de conclusão, e
Também elencou como critérios para a alocação do aporte de recursos obras de manutenção.
“É necessário injetar um volume considerável de recursos em empreendimentos com pouco tempo de entrega. Além disso, precisamos valorizar a manutenção das rodovias, que apesar de ser uma prioridade, só conta com R$ 3 bilhões, ou seja, metade do previsto no orçamento de investimento do próximo ano. Essa é uma grande preocupação, porque as estradas vêm se deteriorando e precisam ser consideradas”, defendeu o general.
Por outro lado, o diretor do DNIT também sugeriu evitar obras sem projetos prontos e a pulverização de recursos, que não trazem resultados efetivos e não garantem sua continuidade para o próximo ano.
“Precisamos otimizar os nossos recursos, e essa é uma oportunidade muito importante de trabalhar dentro do melhor orçamento. Em conjunto com as diversas bancadas, faremos um planejamento mais efetivo, dando entregas bem adequadas e positivas para nossa sociedade e para o Brasil”, completou.
Fonte: Ministério da Infraestrutura