Projeto na Colômbia busca financiamento para construir alternativa ao Canal do Panamá
A Zergratran, com sede na Flórida, busca financiamento para dar início a projeto de construir uma alternativa na Colômbia ao Canal do Panamá. A empresa precisa levantar US$ 75 milhões para os passos iniciais.
O Puerto Internacional Las Americas (PILA) está planejado para ser um túnel subterrâneo que usaria a tecnologia Maglev (de levitação magnética) para transferir contêineres em menos de 30 minutos entre portos automatizados nas costas do Atlântico e do Pacífico no norte da Colômbia. O corredor, de 128 quilômetros, operaria com emissão zero, disse a Zergratan em um comunicado à imprensa.
A empresa aposta na necessidade de rotas comerciais marítimas alternativas ao estrangulamento do Canal do Panamá. A Zergratran seria proprietária de ambos os portos por 25 anos, após os quais teria de entregar a propriedade dos portos e do túnel ao governo local.
Atualmente, os navios porta-contêineres esperam cerca de 10 a 12 dias para cruzar o Canal do Panamá, alerta a Zergratran. A empresa lembra ainda que navios de mais de 13.000 TEUs não podem cruzar o canal.
Há oito anos, uma empresa chinesa se dispôs a desenvolver uma hidrovia de 284 quilômetros na Nicarágua como uma alternativa ao Canal do Panamá, mas o projeto não se materializou.
Fonte: Portos e Navios