Produtores de cacau, café e guaraná do projeto Agro.BR realizam primeiras exportações
Produtores da Bahia começam a obter os primeiros resultados no processo de capacitação para o comércio internacional de seus produtos. Meia tonelada de liquor de cacau (preparo que serve de base para a produção de chocolates) e de café especial de Piatã seguiram para a Suíça, enquanto mais de 21 toneladas de guaraná in natura foram embarcadas rumo aos Estados Unidos.
O liquor de cacau é da Cooperativa de Produtores de Cacau Cabruca da Bahia (Coopercabruca), de Itabuna, enquanto o café especial é da Verde Coffees, de Vitória da Conquista. O guaraná pertence à Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul (Coopafbasul), de Ituberá. A comercialização da primeira remessa destes produtos com os dois países foi possível depois da entrada das empresas no projeto Agro.BR.
O Agro.BR, iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), busca aumentar o número de produtores rurais no comércio exterior e diversificar a pauta de produtos exportados pelo Brasil.
As cooperativas e a empresa agrícola integram o Agro.BR desde 2020 e foram capacitadas em treinamentos setoriais virtuais, incluindo instruções para formação de preço para exportação, modalidades de pagamento, negociação e marketing internacional. Também participaram de rodadas de negócios online, promoveram seus produtos em portfólio virtual multilíngue e contaram com o atendimento do escritório do Agro.BR na Bahia para criação de planos de exportação e orientações diversas.
“Com o assessoramento do Agro.BR, as cooperativas buscaram a habilitação para exportação direta, envio das amostras e, criteriosamente, selecionaram a matéria-prima para exportação. Depois, realizaram a negociação diretamente com os importadores e viabilizaram a logística”, disse o consultor do Agro.BR na Bahia, Roberto Vianna.
Segundo ele, os embarques são fruto do trabalho que está sendo realizado nas cadeias prioritárias do Agro.BR, com a implementação de soluções e ferramentas úteis para que os empresários rurais tenham acesso ao mercado externo.
“O projeto Agro.BR veio para mudar a realidade do pequeno e médio empresário rural brasileiro que quer exportar. Ele foi moldado para atender as reais necessidades desses empresários e tornar possível a presença dos seus produtos nas prateleiras do mundo. Exportar para Suíça e os Estados Unidos significa que cumprimos altos padrões de qualidade e que agradamos o consumidor. Essa é a missão do Agro.BR”, comentou a gestora do projeto e coordenadora de Promoção Comercial da CNA, Camila Sande.