Produção de refinarias na China tem recorde em outubro com demanda firme por gasolina
O nível de processamento de petróleo em refinarias na China avançou 2,6% em outubro na comparação com mesmo mês do ano anterior, para o nível mais alto já registrado, em meio a uma demanda firme impulsionada por viagens em devido a feriados.
O país processou 59,82 milhões de toneladas de petróleo no mês passado, o equivalente a 14,09 milhões de barris por dia (bpd), segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas nesta segunda-feira.
Esse número se compara a 13,96 milhões de bpd em setembro e supera o recorde diário anterior, de junho, de 14,08 milhões de bpd.
O processamento total durante os 10 primeiros meses de 2020 foi de 555,18 milhões de toneladas, ou 13,29 milhões de bpd, alta de 2,9% frente ao mesmo período de 2019.
A demanda por gasolina manteve-se firme com mais motoristas pegando as estradas para longas viagens durante um período de feriados no início de outubro.
O consumo do setor doméstico de aviação retornou para níveis pré-Covid em setembro e deve se firmar mais em outubro, graças a uma rápida recuperação nas viagens de passageiros e cargas, embora a demanda por voos internacionais tenha permanecido fraca.
O aumento na produção não foi maior porque uma das principais refinarias da estatal Sinopec, a de Qilu, em Shandong, desligou uma unidade de processamento de 160 mil bpd a partir do final de setembro.
Refinarias independentes, porém, possuem incentivos para manter elevadas taxas operacionais devido à sólida margem de refino, de 200 iuanes por tonelada, disse Ding Xu, analista da consultoria Longzhong, com sede na China, que falou antes da divulgação dos números.
Fonte: Reuters