Produção de petróleo dos EUA em 2020 deve cair menos do que se esperava, diz AIE
A agência espera agora que o consumo de petróleo e outros combustíveis nos EUA tenha queda de 2,1 milhões de bpd neste ano, para 18,34 milhões de bpd, um recuo menor que o estimado anteriormente, de 2,4 milhões de bpd.
Os preços do petróleo colapsaram neste ano após a pandemia de coronavírus afetar fortemente a demanda global pela commodity e restringir viagens em todo o mundo. A demanda começou a se recuperar com a flexibilização dos “lockdowns” e das medidas de isolamento social em alguns países.
Os maiores declínios no consumo de combustíveis nos EUA já ocorreram, e em geral os níveis de utilização devem aumentar ao longo do segundo semestre de 2020 e em 2021, afirmou a agência.
Em 2021, a produção de petróleo dos EUA deve recuar em 620 mil bpd, para uma média de 11,01 milhões de bpd, após cair abaixo de 11 milhões de bpd durante o segundo trimestre, segundo as projeções da AIE.
Já a demanda por petróleo no país deve ter alta de 1,6 milhão de bpd no ano que vem, para 19,94 milhões de bpd, ante estimativa prévia de um aumento de 1,4 milhão de bpd.