Presidente da Codesp dá detalhes de gestão do cais santista
O Encontro Porto & Mar – Seminário A Tribuna para o Desenvolvimento do Porto de Santos, recebeu palestra de Casemiro Tércio Carvalho, diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). À frente da autoridade portuária desde 1º de março, Tércio explanou projetos e diretrizes da empresa em seu início de mandato.
O encontro aconteceu no auditório do Grupo Tribuna, em Santos, e contou com a participação de autoridades do setor, empresários e representantes políticos da Baixada Santista.
O Encontro Porto & Mar – Seminário A Tribuna para o Desenvolvimento do Porto de Santos, recebeu nesta terça-feira (30) palestra de Casemiro Tércio Carvalho, diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). À frente da autoridade portuária desde 1º de março, Tércio explanou projetos e diretrizes da empresa em seu início de mandato.
O encontro aconteceu no auditório do Grupo Tribuna, em Santos, e contou com a participação de autoridades do setor, empresários e representantes políticos da Baixada Santista.
PUBLICIDADE
Durante sua palestra, Casemiro Tércio voltou a reafirmar o compromisso de desestatização do Porto de Santos, e esclareceu os caminhos de gestão que a Codesp pode seguir a partir deste ano.
“Nós, como equipe, pensamos em três eixos. Primeiro, olhar a empresa para dentro, como um time. Segundo, olhar para os clientes, para o mercado, criar diálogos. E o terceiro, a desestatização. Ficou muito clara a nova mensagem do Governo Federal, chamar o setor privado para dentro das operações públicas. Há diversas maneiras de isso ser feito, concessão pura, completa, abertura de capital, desestatizar somente os serviços e manter a autoridade portuária. São muitos caminhos a seguir”, explicou o diretor-presidente da estatal.
Ainda sobre o assunto concessões, Casemiro Tércio detalhou que serviços como perimetral, canal do Porto, sistema de geração e energia podem ser privatizados, e que, inclusive, apresentou projetos a grupos empresariais estrangeiros. “Realizamos uma espécie de rascunho das concessões a dois grupos empresariais na China, na última semana. E foram recebidos com muito interesse. Fazer concessão internacional é o caminho”, completou.
Nova agenda
O evento desta terça-feira marca a nova agenda de debates portuários do Grupo Tribuna. Ao invés de um evento ao ano, serão realizados quatro, ampliando as oportunidades para a comunidade portuária debater o desenvolvimento do Porto de Santos e do setor nacional com especialistas e autoridades regionais e nacionais do segmento.
Além desta edição do encontro, haverá o Porto & Mar – Seminário A Tribuna para o Desenvolvimento do Porto de Santos, que acontecerá nos dias 24 e 25 de junho, também em Santos, analisando temas estratégicos para a expansão do cais santista. Na sequência, haverá mais duas edições do encontro: uma no terceiro trimestre, destacando o andamento de um projeto essencial para o complexo marítimo, e o último no fim do ano, quando será feito um balanço sobre as atividades de 2019 no setor.
Fonte: A Tribuna