Jornal Multimodal

PORTOS RS realizam reunião conjunta do CAP

Aconteceu nesta quarta-feira, 23 de outubro, a primeira reunião conjunta do Conselho de Autoridade Portuária dos portos de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre. O encontro ocorreu na sede administrativa do Porto de Porto Alegre e recebeu a equipe técnica do LabTrans e Ministério de Infraestrutura que apresentaram o Plano Mestre dos complexos portuários gaúchos nas três cidades. O Plano Mestre faz parte do planejamento do setor portuário brasileiro.

A versão preliminar do Plano Mestre faz parte do terceiro ciclo de planejamento portuário e deverá gerar um ambiente de manifestação pública para contribuições antes da versão final. O plano realiza um estudo de demanda até 2060 projetando, por exemplo, que o Porto do Rio Grande deve movimentar em 2060 mais de 70 milhões de toneladas, diminuindo a movimentação em graneis sólidos e ampliando a participação do segmento da carga geral. Do LabTrans, que realiza o estudo, estiveram presentes: Jece Lopes, Tiago Buss e Aline Huber.

O estudo que ainda está em fase preliminar será posto a consulta pública pelo Ministério de Infraestrutura. Estiveram presentes no encontro o presidente do CAP Rio Grande, João Alexandre Rios dos Reis; o presidente do CAP de Pelotas, Alexandre Vaz Sampaio; o presidente do CAP Porto Alegre, José Ricardo Ruschel dos Santos. Os três presidentes representam a Secretaria Nacional de Portos. Também de Brasília, esteve presente o coordenador-geral do Departamento de Política e Planejamento Integrado do Ministério de Infraestrutura, Tetsu Koike.

O Plano Mestre é um documento de suma importância para a busca de novos investimentos, ampliações e modificações dos complexos portuários. Com uma visão de longo prazo, torna-se o balizador das ações e diretrizes da gestão portuária. O Conselho de Autoridade Portuária é um órgão consultivo da administração, instituído em todos os portos organizados. Nos complexos, o CAP é constituído por membros titulares e respectivos suplentes do poder público, da classe empresarial e da classe dos trabalhadores portuários.

Fonte: Portos do Rio Grande do Sul

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo