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Portos do Paraná vão retomar sistema unificado de identificação

A Administração dos Portos do Paraná vai retomar os estudos para implantação do sistema unificado de identificação, rastreamento e autenticação de mercadorias no Estado. O diretor-presidente Luiz Fernando Garcia participou do 3º Workshop Brasil ID Smart Port, na sede do Ministério Público do Estado, em Curitiba.

Segundo Garcia, os Portos do Paraná são pioneiros na implantação da estrutura. A tecnologia está apta desde 2015, nas antenas instaladas e nos portões de acesso ao cais. “O Porto já está estruturado para receber esse sistema. Agora, vamos discutir com a Secretaria de Estado da Fazenda por quais setores dar continuidade. A ideia é segmentar, a começar pelo que é mais crítico e urgente para o Estado. Tudo isso faremos em diálogo e planejamento conjunto com a comunidade portuária”, disse.

Outro encaminhamento é a adesão dos Portos à agenda do Programa de Cidades, do Pacto Global da ONU. “A autoridade portuária é um ente dentro de uma comunidade. Então, tudo o que pudermos proporcionar, não só para nossa eficiência operacional, mas na melhor convivência com a comunidade, em ordenamento e segurança, iremos fazer”, aafirmou.

DIÁLOGO – O evento é organizado pelo Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema-MP), em parceria com o Programa de Cidades, do Pacto Global da ONU. O encontro reúne ainda Receita Estadual, Secretaria de Estado da Fazenda, Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) e empresas da iniciativa privada.

A organizadora do Fórum, promotora Priscila Cavalcante, disse que a retomada dos debates só foi possível pela abertura da gestão portuária para inovação, integração com a comunidade e a preocupação em melhorar a relação com os moradores locais. “A atual administração parece ter um olhar mais aguçado para essa relação Porto x Cidade, sobretudo nesse papel protagonista que o Porto tem em relação aos impactos e melhorias que podem fazer, se baseando em dois pilares: melhoria de diálogo intraportuário e com a comunidade da região”, afirma.

De acordo com ela, as discussões sobre a implantação do Brasil ID e a tecnificação dos Portos do Paraná começaram em 2015, com o 1º Workshop. Um segundo evento chegou a acontecer em 2016, mas, desde então, o grupo não voltou a se reunir e os avanços foram pequenos para a implantação da agenda.

“A expectativa é implantar, em Paranaguá, os Portos Inteligentes e Cidades Inteligentes do Litoral, com a estruturação de um escritório de projetos. O programa Brasil ID propõe justamente a integração da cadeira logística para melhorar e agilizar o escoamento das mercadorias e suprimentos e o uso inteligente dos dados”, explica Cavalcante.

A tecnologia, segundo ela, traz a integração que beneficia não apenas a gestão portuária e os municípios do entorno, como também reduz os riscos, impactos, custos e melhora a qualidade de vida para a população.

O BRASIL ID – Através de um acordo de cooperação técnica firmado em 31 de agosto de 2009, entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, a Receita Federal e os Estados da União, foi criado o Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias, nominado como “Brasil-ID’, que se baseia no emprego da tecnologia de Identificação por Radiofrequência (RFID).

O objetivo é desenvolver e implantar uma infraestrutura tecnológica de hardware e software que garanta a identificação, rastreamento e autenticação de mercadorias produzidas e em circulação pelo Brasil, com a utilização de chips RFID.

Com isso, será possível padronizar, unificar, interagir, integrar, simplificar, desburocratizar e acelerar o processo de produção, logística e de fiscalização de mercadorias pelo País.

Fonte: APPA

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