Portocel apresenta ao mercado infraestrutura para movimentar granito
O Terminal entrou na rota dos navios que movimentam o produto e recebeu uma comitiva de representantes do segmento de rochas ornamentais.
As rochas ornamentais extraídas no Espírito Santo são conhecidas mundo afora e a logística de exportação do produto está ganhando importante reforço. O Portocel, terminal localizado em Aracruz (ES), passa a fazer parte da rota dos navios que embarcam o produto. Para apresentar ao mercado a sua infraestrutura de recepção e armazenagem de blocos de granito, o terminal recebeu um grupo de representantes do segmento, incluindo produtores, exportadores, armador, agência marítima e a empresa Triple Line, que tem sede no Canadá e responde sozinha por quase metade da movimentação mundial de blocos.
A Triple Line é a empresa que vai utilizar a infraestrutura do Portocel para fazer a movimentação de blocos com embarques nos navios do armador Saga Welco. As negociações entre o terminal capixaba e a empresa começaram há cerca de dois anos e ocorreram à distância, conforme as exigências da pandemia.
O primeiro embarque de rochas está previsto para ocorrer ainda em dezembro e deve movimentar cerca de 16.500 toneladas. A Triple Line abastece principalmente os mercados da Índia, África e China e tem planos de ampliar gradativamente a movimentação.
A entrada de Portocel na rota do granito faz parte da estratégia de diversificação do porto, que realizou recentemente o primeiro embarque de ferro gusa, outra carga que é novidade no terminal. “Temos atuado para buscar parceiros com os quais possamos construir alianças genuínas, oferecendo soluções logísticas que estejam em linha com as necessidades do mercado e que contribuam para o fortalecimento da nossa estratégia de atuar como um porto de negócios”, afirma Julio César Lourenço, da área de novos negócios de Portocel.
O gerente geral de Operações Portuárias de Portocel, Alexandre Billot Mori, destaca que a movimentação de granito, assim como a de ferro gusa, são marcos importantes na consolidação do porto como um terminal multicargas. “Estamos atentos às necessidades do mercado. Podemos receber navios de maior calado e operamos com excelência para atender os atuais e futuros clientes”, pontua ele.
O Espírito Santo responde por 78% das exportações de blocos de granito do Brasil.
Fonte: Portos e Navios