Petróleo das reservas dos EUA vai para o exterior enquanto os preços da gasolina permanecem altos
Mais de 5 milhões de barris de petróleo que fizeram parte de uma liberação histórica de reservas de petróleo de emergência dos Estados Unidos com o objetivo de reduzir os preços domésticos dos combustíveis foram exportados para a Europa e a Ásia no mês passado, segundo dados e fontes, assim como gasolina e diesel dos EUA. os preços atingiram recordes.
A exportação de petróleo e combustível está diminuindo o impacto das medidas do presidente dos EUA, Joe Biden, destinadas a reduzir os preços recordes nas bombas. Biden renovou no sábado um pedido para que os fornecedores de gasolina reduzam seus preços, atraindo críticas do fundador da Amazon, Jeff Bezos.
Cerca de 1 milhão de barris por dia está sendo liberado da Reserva Estratégica de Petróleo (SPR) até outubro. O fluxo está drenando o SPR, que no mês passado caiu para o menor nível desde 1986. Os contratos futuros de petróleo dos EUA estão acima de US$ 105 por barril e os preços da gasolina e do diesel acima de US$ 5 por galão em um quinto do país. Autoridades dos EUA disseram que os preços do petróleo poderiam ser mais altos se o SPR não tivesse sido aproveitado.
A quarta maior refinaria de petróleo dos EUA, Phillips 66 (NYSE: PSX ), embarcou cerca de 470.000 barris de petróleo azedo do local de armazenamento Big Hill SPR, no Texas, para Trieste, na Itália, de acordo com dados da alfândega dos EUA. Trieste abriga um oleoduto que envia petróleo para refinarias na Europa central.
A Atlantic Trading & Marketing (ATMI), um braço da petrolífera francesa TotalEnergies, exportou 2 cargas de 560.000 barris cada, mostraram os dados.
A Phillips 66 se recusou a comentar sobre a atividade comercial. A ATMI não respondeu a um pedido de comentário.
Cargas de petróleo SPR também foram encaminhadas para a Holanda e para uma refinaria Reliance na Índia, disse uma fonte do setor. Uma terceira carga foi para a China, disse outra fonte.
Pelo menos uma carga de petróleo bruto do site West Hackberry SPR, na Louisiana, deve ser exportada em julho, acrescentou uma fonte de transporte.
“Os preços do petróleo e dos combustíveis provavelmente seriam mais altos se (os lançamentos da SPR) não tivessem acontecido, mas, ao mesmo tempo, não está realmente tendo o efeito que se supunha”, disse Matt Smith, analista de petróleo da Kpler.
As últimas exportações seguem três navios que transportaram petróleo SPR para a Europa em abril, ajudando a substituir os suprimentos de petróleo russos.
Os estoques de petróleo dos EUA são os mais baixos desde 2004, já que as refinarias estão perto dos níveis máximos. As refinarias na costa do Golfo dos EUA estavam com 97,9% de utilização, a maior em três anos e meio.
Fonte: Petro Notícias